5 diferencas entre Carnaval de Veneza e o brasileiro

5 diferenças entre Carnaval de Veneza e o brasileiro

Eu amo Carnaval! Todo ano me encho de glitter, deixo a casa inteira grudando cola quente, elaboro fantasias até a madrugada e morro na Quarta-Feira de Cinzas. Como este ano tive que passar esse período todo na Itália esperando minha cidadania, aproveitei para conhecer um dos Carnavais mais tradicionais e famosos do mundo: o de Veneza!

A festa dura um tempão, com uma programação que lota a Praça São Marco por vários finais de semana. Como eu não estava lá tããão curiosa para enfrentar as ruelas lotadas, optei por ir na segunda-feira de Carnaval, seguindo a dica da Isa do Itália Per Amore.

Então, passei o dia na cidade toda colorida, cheia de pessoas fantasiadas e espírito de festa, mas sem sufoco!

No fim deste post, tem um vídeo mostrando como foi o dia!

E, como boa aspirante a sommelier de Carnaval, Estas são as principais diferenças que notei entre o que a gente conhece e o veneziano:

1. Brilhos e paetês

Eu não concordo que falte brilho no Carnaval de Veneza. Tem muito tecido com paetê, plumas e texturas misturadas, além das máscaras e chapéus super enfeitados. Só não tem glitter como no Brasil, mas não é por isso que as pessoas deixam de se dedicar a criar fantasias super extravagantes!

Aliás, não só de vestidões de inspiração medieval é feito o Carnaval em Veneza: tem bastante gente de fantasia normal, perucas coloridas, chapéus e óculos enormes daqueles de acessórios de festa.

Se você não amou, veja de novo porque viu errado

2. Maquiagem

O que é realmente forte no Carnaval veneziano são as máscaras, que podem ser compradas em qualquer lojinha por poucos euros, se você não levar de casa. Mas também vi bastante gente maquiada, com desenhos tipo arabescos no rosto. Perto da Praça São Marco, tinha até umas pessoas vendendo esse serviço. Em meio à maquiagem artística, até rolava algum glitter, mas bem discreto em comparação ao nosso – quase elegante!

veneza carnaval mascaras
Loja de máscaras feitas à mão em Veneza

3. Tipo de festa

Você provavelmente já sabe disso, mas o Carnaval na Itália é bem mais, digamos, tranquilo que o brasileiro. A festa tem desfiles bem organizadinhos, hora de começo e de fim e nada daquele espírito de micareta que temos no nosso país. Por isso, a faixa etária dos foliões é mais abrangente: tem muitas crianças e muitos idosos que participam. E participam mesmo, com fantasia e tudo! Pensando agora, vi pouca gente de 20-30 anos fazendo isso no dia que fui…

5. Festa da família

Sabe a fantasia de grupo que você combina com seus amigos? Em Veneza também tem isso, mas a diferença é que muita família que se fantasia junto. Não é nada raro ver adultos com a roupa combinando e uma criança com eles, ou grupos grandes de amigos e familiares que estão com as roupas iguais. Tem gente que fantasia até o cachorro!

Vídeo

***

5 diferenças entre Carnaval de Veneza e o brasileiro

Compartilhar

  • Sobre

Giovana Penatti

Oi 🙂 Meu nome é Giovana, sou jornalista e criei o blog para falar de viagens, da vida viajando, da falta que faz viajar! Originalmente, sou de Piracicaba-SP. Hoje, moro na Itália. Sou formada em jornalismo, tenho um cachorro chamado Bernardo, gosto de pizza e roo unhas o tempo todo. Para saber mais sobre o blog e entrar em contato, clique aqui!

  • Comentários