Certidao Negativa de Naturalizacao: o que e, para que serve, como tirar

Certidão Negativa de Naturalização: o que é, para que serve, como tirar

Entre os documentos obrigatórios para reconhecer a cidadania italiana está a Certidão Negativa de Naturalização, a CNN. Ela é, provavelmente, a mais fácil de conseguir: é emitido online, gratuitamente e fica pronta na hora.

Justamente por isso, cuidado para não esquecer.

Na verdade, eu recomendo que a primeira coisa que você faça seja emitir essa certidão. Não se preocupe com o tempo, você pode emitir outra mais para a frente, quando todas as certidões ficarem prontas. Mas digo para fazer isso primeiro porque você já confirma algo importantíssimo: que seu antenato italiano não se naturalizou brasileiro. Caso ele tenha se naturalizado e o próximo antepassado tenha nascido depois disso, é game over.

Isso porque, ao se naturalizar, ele se torna, a partir daquela data, apenas brasileiro. Suponhamos, por exemplo, que seu antenato italiano tenha se naturalizado em 1920 e o filho dele tenha nascido em 1922: ele seria filho de brasileiro, não de italiano. No entanto, um filho nascido em 1919 seria filho de italiano e, portanto, teria direito de transmitir a cidadania também.

Então, vamos garantir que sua cidadania está a salvo!

Passo a passo

  • Abra o site da Justiça Federal, departamento de Migrações. Como sou uma pessoa boa, já deixei o link prontinho aqui!
  • Role a página até e-Certidão e preencha todos os dados corretamente. Todos mesmo, inclusive a data do nascimento do antenato em vez apenas do ano. Também é importante incluir aqui todas as variações de nomes que constarem nas certidões, mesmo que elas tenham sido retificadas.
  • Clique em Emitir.
  • Então, salve em PDF esse arquivo (clique no ícone da impressora > Salvar em PDF)

E pronto! Esse documento já informa se o seu antenato se naturalizou brasileiro ou não.

Validação da CNN

No entanto, ele, sozinho, não é suficiente para o processo de reconhecimento da cidadania, pois precisa ser validado. O bom é que dá para fazer isso também muito rapidinho, online e gratuitamente!

  • No mesmo site, em e-Certidão, clique em Autenticar CNN e digite os dados pedidos (todos estão na certidão que você acabou de emitir).
  • O site, então, irá criar outro documento.
  • Novamente, salve esse documento em PDF.

E pronto!

Agora, sua Certidão Negativa de Naturalização já pode ir para o próximo passo: a tradução juramentada e o apostilamento. É só depois desse processo que ela estará pronta para ser apresentada na Itália com as outras certidões.

Veja também os outros posts do blog falando de cidadania italiana 🙂

***

Certidão Negativa de Naturalização: o que é, para que serve, como tirar

Compartilhar

  • Sobre
giovana penatti perfil

Giovana Penatti

Oi 🙂 Meu nome é Giovana, sou jornalista e criei o blog para falar de viagens, da vida viajando, da falta que faz viajar! Originalmente, sou de Piracicaba-SP. Hoje, moro na Itália. Sou formada em jornalismo, tenho um cachorro chamado Bernardo, gosto de pizza e roo unhas o tempo todo. Para saber mais sobre o blog e entrar em contato, clique aqui!

  • Comentários