Como trabalhar legalmente em qualquer pais do mundo [+ ebook gratis!]

Como trabalhar legalmente em qualquer país do mundo [+ ebook grátis!]

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Já contei aqui no blog que consegui um emprego na Itália em menos de um mês – praticamente um recorde para qualquer pessoa que se muda para um país onde não conhece ninguém, né?

Mas ele é part-time. Ou seja, enquanto me deixa com bastante tempo livre para conhecer outros lugares, escrever aqui no blog e ficar com o meu marido e meus amigos, não paga o suficiente para me manter na Itália.

Então, como eu vivo aqui?! Bom, eu tenho uma outra fonte de renda que, na verdade, é a principal; a “outra” seria o emprego part-time. Eu trabalho remotamente há mais de um ano!

Decidi fazer este post para responder quem sempre me pergunta se pode trabalhar na Itália enquanto faz o reconhecimento da cidadania italiana e procura ideias de como ter uma fonte de renda legalmente morando em outro país. Cada lugar tem suas leis e exigências, então eu não sei como responder cada caso – na verdade, nem mesmo o passo a passo de trabalhar legalmente na Itália sem ser cidadão italiano eu sei dizer!

Mas, desenvolvendo um trabalho remoto, você pode trabalhar de qualquer lugar: seja sua casa no Brasil, seja um hostel na Tailândia, seja um quarto alugado na Itália enquanto espera a cidadania ser reconhecida.

Como trabalhar remotamente

Não é toda profissão que pode ser feita remotamente, mas toda área tem uma oportunidade de trabalho remoto.

O primeiro passo é descobrir qual é esse trabalho na sua área de atuação – se quiser continuar na mesma área, claro. Um bom ponto de partida é pensar qual parte do trabalho pode ser desempenhada de um computador com conexão à internet, sem necessidade de estar no lugar.

Algumas profissões têm isso muito claro – a minha, por exemplo: jornalista. Consigo fazer entrevistas por Skype, escrever e editar textos no Google Drive, publicar posts aqui no blog… O mesmo vale para quem trabalha com design, TI, desenvolvimento de sites, ilustração; são profissões em que é muito comum trabalhar remotamente.

Mas outras precisam de um pouco mais de esforço. Um exemplo que pensei aqui rapidinho: administrar o estoque de um restaurante talvez não seja possível remotamente, mas dá para ensinar outros gerentes a administrar da melhor forma usando só o Skype. Com certeza, quem trabalha com isso pode pensar facilmente em muitas outras alternativas!

E-book grátis: 5 tipos de trabalho remoto

Pensando em como ajudar todo mundo a pensar um pouco além do dia a dia da profissão para transformá-la em remota, escrevi um e-book grátis com algumas ideias de trabalho remoto que são menos “óbvias”, mas podem ser aproveitadas em diversas áreas!

De quebra, ele também traz dicas MUITO importantes para trabalhar remotamente, mesmo que o trabalho remoto não seja o seu trabalho principal… Porque ele pode acabar se tornando! 😉

 

>>Para baixar, clique aqui!<<

Depois de ler, conta aqui nos comentários o que achou: se ele te inspirou, tirou alguma dúvida, mostrou um caminho novo… Assim, também vou vendo como posso abordar o assunto nos próximos! 😉

***

Como trabalhar legalmente em qualquer país do mundo [+ ebook grátis!]

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
  • Sobre
foto perfil beijo e ciao giovana penatti (2)

Giovana Penatti

Oi 🙂 Meu nome é Giovana, sou jornalista e criei o Beijo e Ciao para falar sobre viagens: dicas de passeios, lugares incríveis, experiências transformadoras e as dores e alegrias de morar fora! Originalmente, sou de Piracicaba-SP. Hoje, moro na Itália. Para saber mais sobre o blog e entrar em contato, clique aqui!

  • Comentários