O melhor jeito de economizar dinheiro em uma viagem

O melhor jeito de economizar dinheiro em uma viagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Você já deve ter visto tudo quanto é lista com dicas para economizar dinheiro durante uma viagem, né? Aqui, não vai ser uma lista, mas uma dica infalível para garantir que você vai curtir sem passar perrengue.

Imagino que, antes da viagem, você entre no modo economia total. Eu fico até meio paranoica: minha cabeça converte tudo para a moeda do lugar e o que eu gostaria de fazer lá. Então, uma cerveja a mais vira uma a menos na viagem. Uma blusa nova é um museu que não visitarei. Um fim de semana mais descontrolado é um dia a menos de hospedagem. E por aí vai!

Então, eu passo a viver de forma mais econômica. Aposento o app de táxi e ando mais a pé e de transporte público, cozinho em casa, passo longe de shoppings e, dependendo do quanto estou dedicada, deixo o cartão em casa para gastar só dinheiro em espécie (já reparou o quanto a gente se controla quando tem as notinhas bem na nossa cara??).

Eu confirmo que congelar o cartão de crédito dá certo, sim

Isso quer dizer que, quando vou viajar, tenho dinheiro para queimar? É claro que não! Primeiro, porque suo bastante para fazer e guardar minha grana. E, se economizo mais do que precisaria, essa grana fica aqui no Brasil, acumulando para outras coisas.

Óbvio que isso nunca aconteceu, rs.

Mas, quando você se acostuma a viver de forma mais econômica, isso se torna normal. Portanto, evitar andar o tempo todo de táxi, passar longe de compras em excesso e ir jantar em restaurantes caros beeem de vez em quando não é nenhum sacrifício.

Parece com todas as listas de dicas para economizar em viagens?

Pois é essa a melhor dica: é só cuidar do seu dinheiro da mesma forma que você cuidou enquanto economizava para viajar.

Eu viajo sempre de forma muito econômica, para não dizer mão de vaca mesmo.

Por isso, levo bons tênis para andar muito, mas muito mesmo; fico em bed & breakfasts ou hoteis que tenham café da manhã e me permitam usar a cozinha para jantar; levo snacks para comer ao longo do dia, como sanduíches ou frutas; e deixo as compras sempre para o fim da viagem, para garantir que não faltará dinheiro para fazer o que eu realmente quero.

O meu segredo para não estourar o orçamento durante uma viagem é esse: manter o mesmo estilo de vida que eu tenho em casa durante a viagem.

O barato que sai caro

Só tome cuidado para não cair na tal da economia burra, o barato que sai caro.

Por exemplo, eu sempre prefiro pagar um pouco mais para ficar hospedada em uma região segura e “perto de tudo”, porque assim não gasto tanto nem com transporte público, nem com táxi para voltar à noite. Também não tento mais economizar com hospedagem pegando uma viagem de ônibus ou trem durante a noite, porque acabo tão cansada que perco um dia inteiro das férias quando chego ao destino.

Ficar muito tempo sem comer ou tomar água – acredite, já passei por essas para não gastar trocadinhos! – também é uma péssima ideia. Muito melhor comer um lanchinho barato e se manter em pé do que passar mal durante o passeio esperando para cozinhar um miojo no hotel.

Baixe o ebook Diário de Bordo para ler a saga de quando fiquei dois dias dormindo em aeroporto para ser econômica!

Então, se você quer economizar durante uma viagem, eu recomendo que você não pense tanto em economizar, para evitar cair nessas armadilhas da economia sem sentido. É só continuar vivendo como viveu para economizar para viajar. 😉

Vídeo

***

O melhor jeito de economizar dinheiro em uma viagem

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
  • Sobre

Giovana Penatti

Oi 🙂 Meu nome é Giovana, sou jornalista e criei o Beijo e Ciao para falar sobre viagens: dicas de passeios, lugares incríveis, experiências transformadoras e as dores e alegrias de morar fora! Originalmente, sou de Piracicaba-SP. Hoje, moro na Itália. Para saber mais sobre o blog e entrar em contato, clique aqui!

  • Comentários