Onde comer bolonhesa em Bolonha?

Onde comer bolonhesa em Bolonha?

Acho que a primeira coisa que a gente põe na lista do tem que fazer em Bolonha é comer uma massa à bolonhesa, né? É claro que, em Bolonha, há uma infinidade de osterias com o famoso tagliatelle à bolonhesa no cardápio – e de todos os preços também.

Na hora de escolher onde eu iria almoçar o prato mais tradicional da cidade, pedi ajuda a um italiano que estava hospedado no mesmo hostel que eu e ele respondeu no hora: para comer um tagliatelle à bolonhesa bem gostoso e bem barato, o melhor lugar é a Osteria dell’Orsa.

110516_osteria_orsa
Foto: Nucci/Benvenuti (eu esqueci de fotografar a fachada kkkkkk)

A Osteria dell’Orsa foi fundada em 1979 e fica na região central de Bolonha. Apesar da fachada relativamente pequena, ela é bem grande por dentro, com um andar inferior e umas quatro salas no total.

A primeira, logo da entrada, tem mesas compartilhadas e, se você for sozinho, provavelmente ficará sentado ali. Foi onde eu fiquei também e o legal disso é que dá pra almoçar trocando uma ideia com quem estiver sentado junto!

A Osteria dell’Orsa não trabalha com reservas e fica bem cheia nos horários de almoço e jantar, a ponto de ter até uma fila do lado de fora. Mas a espera não é muito grande, já que o pessoal não demora muito para comer e o staff vai rapidinho recolher seu prato para seu lugar ficar disponível. Por causa disso, a Osteria dell’Orsa é barulhenta, rápida, sem espaço para muitas formalidades. Não é um lugar chique, mas tem uma atmosfera bem jovem, especialmente de noite, durante o aperitivo.

Agora vamos falar do que importa: a comida!

Como é o molho bolonhesa em Bolonha

osteria dellorsa bolonhesa

A osteria não tem apenas o tagliatelle ao ragú no cardápio – outro prato que vi sair bastante foi o tortellini, que parece uma sopa, além da lasanha. Mas acredito que esse seja o prato mais famoso e mais procurado pelos turistas.

A massa, feita no local, é bastante saborosa. Mas o destaque fica mesmo com o molho: estamos acostumados a chamar de bolonhesa um molho vermelho com carne moída. Mas o bolonhesa original é, na verdade, um ragú de carne com molho de tomate.

Ele é diferente do nosso por ter mais carne que tomate e ser muito macio. O segredo é o cozimento lento e a mistura de cortes, inclusive alguns com mais gordura – há receitas que levam linguiça ou panceta, por exemplo. Também podem fazer parte da mistura legumes como cenoura, alho e aipo, além de um pouco de vinho.

O resultado é um molho de carne bastante saboroso e macio, com gosto de feito pela vó!

osteria dellorsa bolonha
Mas foi feita por esse cara aqui, que faz um monte de pratos diferentes em seguida e deixa todos nessa janela para os garçons buscarem

Agora, a outra parte importante: o preço! Esse prato saiu por €6,50 (novembro de 2018), um preço beeem bom para a região – é difícil achar um almoço por menos de €8.

Ah, a água que acompanha é grátis 😉 uma boa para quem, como eu, viaja contando moedinhas, hehe!

Mapa

Vídeo: o que fazer em Bolonha

***

Onde comer bolonhesa em Bolonha?

Compartilhar

  • Sobre

Giovana Penatti

Oi 🙂 Meu nome é Giovana, sou jornalista e criei o blog para falar de viagens, da vida viajando, da falta que faz viajar! Originalmente, sou de Piracicaba-SP. Hoje, moro na Itália. Sou formada em jornalismo, tenho um cachorro chamado Bernardo, gosto de pizza e roo unhas o tempo todo. Para saber mais sobre o blog e entrar em contato, clique aqui!

  • Comentários