Onde encontrar a TARDIS em Londres

Ela dificilmente vai te levar para altas aventuras no espaço e no tempo, mas tem uma TARDIS em Londres e você pode visitá-la!

Quando me mudei para Londres, pedi indicações de séries e filmes que se passassem na cidade para eu ter mais referências e tal. Entre essas indicações, choveu Doctor Who, e eu decidi dar mais uma chance para essa série cujo piloto eu já tinha assisti umas três vezes, mas sempre achava tão dolorido, tão vergonhoso, tão constrangedor, que não conseguia continuar.

“Depois melhora”, minha amiga disse, e eu, mesmo sofrendo ao longo do piloto pela quarta vez, emendei o segundo episódio. Achei bem mais legal. Continuei no terceiro. Quarto. Quando percebi, tinha terminado toda a primeira temporada em, sei lá, dois dias. E já estava empolgadíssima para a segunda!

Na época, estava assistindo na Netflix, mas depois descobri que dá para assistir todas as temporadas de graça no BBC iPlayer. “De graça” naquelas: você precisa pagar a licença anual da TV de 157,50 libras para usar, mas é um pagamento por casa. Então, se alguém na sua casa já pagou (no caso da minha, a imobiliária paga – ou diz que paga – todo ano), você não precisa se preocupar.

Voltando, cheguei tarde para a festa, mas quero meu pedaço do bolo também. Eu estava obcecada com Doctor Who. Passava 80% do meu tempo falando de Doctor Who… Você sabe o resto.

Não é exatamente uma TARDIS…

Então, um dia qualquer, uma amiga me disse que tinha uma TARDIS em Londres, na saída do metrô Earl’s Court.

Ou quase isso: a TARDIS é a máquina do tempo que o Doctor usa na série, e ela tem o formato de uma Police Box, que é uma cabine que era usada para entrar em contato com a polícia no começo do século (e por muitas décadas!). Na série, o objetivo é que a TARDIS se camufle bem em qualquer lugar – quando a série foi criada, em 1963, isso provavelmente aconteceria: Londres, nos anos 50, tinha mais de 700 delas!

Olha ela ali!

E, bem na frente da estação Earl’s Court, há uma. Eu achava que era alguma iniciativa da BBC para fãs de Doctor Who – estamos falando de uma cidade que tem uma estátua de bronze em tamanho real e museu com objetos de um detetive fictício, então era bem plausível uma TARDIS em um lugar aleatório, mais ou menos como estaria na série mesmo.

Mas não é o caso. A TARDIS de Londres, em Earl’s Court, é realmente uma Police Box. Ela foi colocada lá em 1996 e realmente tinha a intenção de ser usada pela população para ligar para a polícia: era parte de um projeto da cidade de voltar com essas estruturas em vários pontos. No entanto, só essa foi instalada. E, em 2000, com a mudança de números de telefones em Londres, ela ficou sem sua linha telefônica e… Meio que perdeu a função.

Em 2005, depois de cinco anos largada e vandalizada, ela foi reformada pela polícia. Coincidentemente, foi também o ano que Doctor Who voltou à TV com o tal piloto muito, mas muito fraco mesmo e que não faz jus de forma nenhuma à série. A data, até onde se sabe, é apenas uma coincidência, mas fica aí a curiosidade.

TARDIS em Londres

Aliás, alando em curiosidade, tenho mais uma: apesar da TARDIS de Londres não ter sido colocada lá pela BBC, a BBC hoje tem os direitos desse modelo de Police Box. E, no Google Street View, você pode entrar nela… E, nesse caso, ela é, sim, maior por dentro. Para ver, coloque o mouse pertinho da seta que aponta para a frente. Vai aparecer outra seta na diagonal. Clique nela 😉

Na vida real, por outro lado, o interior da TARDIS de Londres não é tão grande assim. Não dá para qualquer pessoa entrar, mas qualquer pessoa pode apontar o celular lá dentro pela janela, e foi isso o que eu fiz:

Em todo caso, paredes brancas dão a impressão de ampliar o ambiente, né?

Parece ser um lugar pronto para lidar com o tornozelo torcido de qualquer fã de Doctor Who que tente fazer uma foto maneira na frente dela e acabe aterrissando de mal jeito, né? Não que eu tenha sequer pensado em fazer isso, claro.

Como chegar na TARDIS de Londres

O jeito mais fácil, claro, é de metrô: é só descer na estação Earl’s Court, que fica nas linhas Picadilly e District Line.

No entanto, ela fica a uns 20 minutos a pé do parque Kensington Gardens e do Museu de História Natural, e um pouquinho mais longe de Notting Hill, deve dar uns 35 minutos de caminhada. Ou seja, apesar de não ser super na mão para quem vem passear em Londres, dá para dar uma esticadinha e conhecer!

Veja os outros post do blog sobre Londres!

COMPARTILHAR
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Giovana tem 31 anos e é jornalista. Mal pode esperar pela terça-feira à tarde na qual estará tomando um drink numa praia no Mar Mediterrâneo rindo muito de tudo isso. Enquanto isso, escreve sobre viagem e morar no exterior por aqui!