O que e um partigiano e o que a musica Bella Ciao tem a ver

O que é um partigiano e o que a música Bella Ciao tem a ver

Falei neste post aqui sobre o Monumento ao Partigiano em Bergamo. Ele homenageia, de forma bastante trágica, os partigianos, civis que lutaram na resistência contra os fascistas na Itália – mais notoriamente, as tropas nazistas da Alemanha.

partigiano bergamo

E o que isso tem a ver com a música Bella Ciao, que ficou conhecida no Brasil por causa de La Casa de Papel, apesar de não ter nada a ver com nada em La Casa de Papel?

A explicação é meio longa, mas é boa para aprender um pouco sobre a Itália na II Guerra Mundial. Olha só:

Contexto histórico

Os partigianos são os partisans da Itália, grupos organizados de resistência contra o fascismo na Europa. Mas a origem é mais antiga: vem das guerrilhas que existiam desde as guerras napoleônicas! Já o termo partisans surgiu na Espanha durante o regime de Franco nos anos 30, mas eles ficaram mais conhecidos no Leste Europeu durante a Segunda Guerra.

donne-partigiane
O que disse, fascista?

Entre as características desse movimento, estão emboscadas, sabotagens e interceptações de mensagens, além do uso de armas brancas para ataques e execuções. São, portanto, resistência armada contra governos autoritários, formada, de modo geral, por soldados desertores e todos os tipos de civis – mulheres, religiosos, comerciantes – de todo tipo de ideologia política – anarquistas, socialistas e até monarquistas.

Em comum, eles tinham a vontade de libertar o país do fascismo, mesmo que lhes custasse a morte.

Assim como os partisans da Espanha surgiram durante o governo de Franco, os partigianos na Itália já existiam desde a ascensão do fascismo nos anos 20 de Mussolini. No entanto, eles ficaram mais organizados durante a II Guerra Mundial, quando a Alemanha invadiu a Itália após o Armistício de Cassibile.

Não foi propriamente um cessar-fogo, mas uma rendição da Itália. Assim, as tropas alemãs avançaram por toda a península, causando uma desestabilização forte do governo, desarmando e aprisionando o exército. A resistência veio dos partigianos, com a criação do Comitê de Liberação Nacional, e há uma estimativa de que mais de 300 mil pessoas tenham feito parte do movimento.

Aliás, a resistência popular foi notória nessa época: em Nápoles, após quatro dias de batalha, foi a população que expulsou os invasores alemães.

Os partigianos atuaram até o fim da Guerra, em 1945, com a rendição da Alemanha. Pode-se dizer que eles deram origem à República Italiana, pois, após a dissolução da Resistência, a Assembleia Constituinte, criada para redigir a Constituição Italiana, foi formada principalmente por membros do CNL e calcada na democracia e no antifascismo. Outra consequência acabou sendo o fim da monarquia italiana em 1948.

 O que a música quer dizer?

Bella Ciao é um hino antifascista em todo o mundo e, até hoje, é cantada em manifestações populares na Itália.

Mas sua origem é bem mais antiga: a melodia vem de um canto popular dos trabalhadores de campos de arroz do norte da Itália, no fim do século XIX. Ninguém sabe quem a compôs, assim como a letra que foi encaixada depois.

A letra é muito bonita. É cantada por um homem se despedindo de sua amada, pois vai se unir aos partigianos para lutar contra o “invasor”. Ele se despede da mulher e, prevendo que provavelmente morrerá, pede para ser enterrado junto a uma flor, que simboliza a liberdade.

Veja uma tradução livre – tirei as partes “bella ciao” e as mais repetidas para ficar mais fluido de ler:

Esta manhã, me levantei
E encontrei o invasor

Oh, partigiano, me leve embora
Que sinto que vou morrer

E se eu morrer como partigiano
Você deve me enterrar

E me enterre no alto da montanha
Sob a sombra de uma bela flor

As pessoas que passarem
Dirão: Que bela flor!

É esta a flor do partigiano
Morto pela liberdade

Para quem está aprendendo italiano, o vídeo abaixo também explica o contexto e a letra em italiano:

E o que tem a ver com o roubo da Casa da Moeda espanhola? ¯\_(ツ)_/¯ Mas a nova temporada de La Casa de Papel está sendo gravada na Itália, então talvez venha uma explicação…

O que é um partigiano e o que a música Bella Ciao tem a ver

Compartilhar

  • Sobre

Giovana Penatti

Oi 🙂 Meu nome é Giovana, sou jornalista e criei o blog para falar de viagens, da vida viajando, da falta que faz viajar! Originalmente, sou de Piracicaba-SP. Hoje, moro na Itália. Sou formada em jornalismo, tenho um cachorro chamado Bernardo, gosto de pizza e roo unhas o tempo todo. Para saber mais sobre o blog e entrar em contato, clique aqui!

  • Comentários