O que é um partigiano e o que a música Bella Ciao tem a ver

Falei neste post aqui sobre o Monumento ao Partigiano em Bergamo. Ele homenageia, de forma bastante trágica, os partigianos. Eles eram civis que lutaram na resistência contra os fascistas na Itália – mais notoriamente, as tropas nazistas da Alemanha.

Monumento em Bergamo, na Itália, dedicado aos partigianos mortos na II Guerra Mundial

E o que isso tem a ver com a música Bella Ciao, que ficou conhecida no Brasil por causa de La Casa de Papel?

A explicação é meio longa, mas é boa para aprender um pouco sobre a Itália na II Guerra Mundial. Olha só:

Contexto histórico da música Bella Ciao

Grupo de homens partigianos na Itália
Foto do arquivo do Istituto Piemontese Per La Storia Della Resistenza

Os partigianos são os partisans da Itália, grupos organizados de resistência contra o fascismo na Europa. Mas a origem é mais antiga: vem das guerrilhas que existiam desde as guerras napoleônicas! Já o termo partisans surgiu na Espanha durante o regime de Franco nos anos 30. No entanto, eles ficaram mais conhecidos no Leste Europeu durante a Segunda Guerra.

O que disse, fascista? | Foto de Valentino Petrelli/Tre ragazze partigiane armate di fucile in via Brera.

Entre as características desse movimento, estão emboscadas, sabotagens e interceptações de mensagens, além do uso de armas brancas para ataques e execuções. São, portanto, a resistência armada contra governos autoritários formada, de modo geral, por soldados desertores e todos os tipos de civisde todo tipo de ideologia política. Mulheres, religiosos, comerciantes, anarquistas, socialistas e até monarquistas foram partigianos.

Em comum, eles tinham a vontade de libertar o país do fascismo. Mesmo que lhes custasse a morte.

Assim como os partisans da Espanha surgiram durante o governo de Franco, os partigianos na Itália já existiam desde a ascensão do fascismo nos anos 20 de Mussolini. No entanto, eles ficaram mais organizados durante a II Guerra Mundial, quando a Alemanha invadiu a Itália após o Armistício de Cassibile.

Legado dos partigianos na Itália

Não foi propriamente um cessar-fogo, mas uma rendição da Itália. Assim, as tropas alemãs avançaram por toda a península, causando uma desestabilização forte do governo e desarmando e aprisionando o exército. A resistência veio dos partigianos, com a criação do Comitê de Liberação Nacional, e há uma estimativa de que mais de 300 mil pessoas tenham feito parte do movimento.

Aliás, a resistência popular foi notória nessa época: em Nápoles, após quatro dias de batalha, foi a população que expulsou os invasores alemães.

Os partigianos atuaram até o fim da Guerra, em 1945, com a rendição da Alemanha. Pode-se até dizer que eles deram origem à República Italiana, já que, após a dissolução da Resistência, a Assembleia Constituinte que redigiu a Constituição Italiana foi formada principalmente por membros do CNL. Além disso, ela foi calcada na democracia e no antifascismo. Outro resultado da influência dos partigianos foi o fim da monarquia italiana em 1948.

Bella Ciao: a tradução da música

Bella Ciao é um hino antifascista em todo o mundo e, até hoje, é cantada em manifestações populares na Itália.

Mas sua origem é bem mais antiga: a melodia vem de um canto popular dos trabalhadores de campos de arroz do norte da Itália, no fim do século XIX. Ninguém sabe quem a compôs, assim como a letra que foi encaixada depois.

A letra é muito bonita. É cantada por um homem se despedindo de sua amada, pois vai se unir aos partigianos para lutar contra o “invasor”. Ele se despede da mulher e, prevendo que provavelmente morrerá, pede para ser enterrado junto a uma flor, que simboliza a liberdade.

Veja uma tradução livre – tirei as partes “bella ciao” e as mais repetidas para ficar mais fluido de ler:

Esta manhã, me levantei
E encontrei o invasor

Oh, partigiano, me leve embora
Que sinto que vou morrer

E se eu morrer como partigiano
Você deve me enterrar

E me enterre no alto da montanha
Sob a sombra de uma bela flor

As pessoas que passarem
Dirão: Que bela flor!

É esta a flor do partigiano
Morto pela liberdade

Video

Para quem está aprendendo italiano, o vídeo abaixo também explica o contexto e a letra em italiano:

E o que tem a ver com o roubo da Casa da Moeda espanhola? ¯\_(ツ)_/¯ Mas a nova temporada de La Casa de Papel está sendo gravada na Itália, então talvez venha uma explicação…

COMPARTILHAR
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Giovana tem 31 anos e é jornalista. Mal pode esperar pela terça-feira à tarde na qual estará tomando um drink numa praia no Mar Mediterrâneo rindo muito de tudo isso. Enquanto isso, escreve sobre viagem e morar no exterior por aqui!