Você espirrou, 2021 praticamente acabou e ano que vem tem eleições para presidente e governador, além de senadores, deputados federais e estaduais. E quem mora nos exterior também pode votar – no caso, só para presidente, mas, cá entre nós, acho que essa é a maior urgência no momento. Então, vou te contar como transferir o título de eleitor morando no exterior.
Acho que não preciso falar sobre a importância de votar, né? O voto é um direito que foi conquistado com muito suor e sangue, e é a nossa oportunidade de ter nossos interesses representados pelos governantes, sempre pensando em como a cidade, o estado e o país podem ser melhores do que estão agora, para todo mundo.
O que, no caso, não é lá muito difícil.
Mas vamos ao que interessa:
Passo a passo para quem mora no exterior transferir o título de eleitor online
- Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral, ou TSE. Tem algumas coisas para clicar até chegar na página certa, mas já deixei ele prontinho para você neste link.
- Deslize até o fim da página e clique em Iniciar Requerimento. Não deixe de ler todas as informações em todas as páginas ao longo do requerimento.
- Preencha seus dados. Todos os campos para sua identificação são obrigatórios e, se você errar algum, o site vai te avisar. São duas páginas para isso.
- Faça o upload da sua foto com seu documento de identificação. Essa é a parte mais chatinha: você precisa tirar uma foto sua segurando o documento e, depois, da frente e verso dele, além de um comprovante de residência.
- Insira seu endereço. No caso, é onde você mora no exterior. Afinal, o requeriento é para mudar seu domicílio eleitoral.
- Revise os dados. Tudo certo? É só clicar em “confirmar”.
Pena que não faz dililililin.
Recomendo, na segunda tela em que você preenche seus dados, inserir também seu email para receber atualizações sobre o processo. E, depois de confirmar tudo, clicar em “imprimir” e salvar o PDF do requerimento.
Como faz para votar no exterior?
Eu não tenho a experiência prática, porque essa será a primeira eleição em que farei isso. Mas, no site do TSE, você pode acessar este mapa e encontrar locais de votação no país em que mora… Se o site estiver funcionando quando você tentar abrir, porque quando publiquei este post não estava, rs.
No entanto, este site mostra alguns locais de votação, e, em sua maioria, são consulados e embaixadas do Brasil no exterior. Imagino que, quando a transferência do seu título é finalizada, venha também descrita a sua nova sessão e zona.
Mas esse site mostra que Reino Unido, por exemplo, só tem a embaixada do Brasil em Londres, o que pode complicar a vida de quem mora em outra cidade. Aí, talvez seja mais conveniente justificar o voto – e, para isso, nem precisa transferir o título para o exterior.
Nesse Reels mega acelerado eu mostrei como é o passo a passo para justificar pelo app e-Título:
Me siga no Instagram para mais Reels muito menos informativos do que esse!
Mega importante: você pode pedir a transferência do seu título de eleitor para o exterior até 151 dias antes da eleição. No caso, a data final é 4 de maio de 2022.
Mas não deixe para a última hora, porque você vai se enrolar e acabar esquecendo. O processo todo não demora nem 10 minutos – o mais chatinho é fazer a foto dos documentos, mas é bem simples.
E fora você-sabe-quem!