Pre-settled status: o que é e passo a passo para fazer o seu antes do Brexit

Já adiantei no último post aqui do blog que tô morando em Londres. E vou fazer outro texto contando mais, mas o tempo urge e tem gente que precisa deste aqui antes: o passo a passo do pre-settled scheme! Afinal, com o Brexit, o Reino Unido vai sair da União Europeia em pouco mais de um mês.

Então, todo mundo que tem cidadania europeia e quer vir morar na Inglaterra (ou Escócia, ou Irlanda do Norte, ou País de Gales) precisa correr para fazer as malas e chegar antes do dia 30 de dezembro! Mas não é só chegar: também tem uma burocraciazinha para resolver, que é o tal do pre-settled. Esse é o nome do “acordo” que você fará com o Reino Unido para poder morar aqui legalmente, trabalhar, estudar, usar o sistema público de saúde e tudo o mais.

O que é o pre-settled?

É como se fosse uma autorização de “residência permanente temporária”, que dura cinco anos.

Finalmente renovando as fotos de Londres nos posts do blog HEHEHE

Com esse procedimento no qual o Reino Unido permite a todos os cidadãos da União Europeia que já residem no Reino Unido continuarem aqui depois do dia 30 de junho de 2021. No entanto, para fazer sua inscrição, você precisa já estar no Reino Unido antes do dia 31 de dezembro de 2020.

O pre-settled status te permite viver no Reino Unido por cinco anos depois de recebê-lo. Você também pode viver por dois anos fora do Reino Unido sem perder o pre-settled status. Mas, se quiser fazer sua inscrição para o settled status, precisa viver continuamente no Reino Unido por cinco anos.

E o que é o settled status? Esse é o de “residência permanente permanente”, digamos assim. Antes de passarem os cinco anos de pre-settled, você pode fazer sua inscrição para ele, desde que tenha morado SÓ no Reino Unido nos últimos cinco anos.

Enquanto você fizer a inscrição, o próprio processo vai decidir se você deve fazer o pre-settled ou o settled. Mas, basicamente, se você chegou ao Reino Unido há menos de cinco anos e não completará cinco anos morando aqui antes de 30 de junho de 2021, será o pre-settled.

Como fazer o pre-settled status

Essa informação me deixou em choque: tem gente cobrando 50, 100, 750, NOVECENTAS libras para fazer o pre-settled! Sendo que é um procedimento muito simples e totalmente gratuito, que você conclui em quinze ou vinte minutos, se a internet estiver lenta.

Por isso, eu fiz um vídeo mostrando o passo a passo do MEU pre-settled, que acabei de fazer, quase um mês depois de chegar na Inglaterra. Isto é, não precisa fazer assim que você chegar. Mas aí vai da sua pressa, também, para começar a trabalhar aqui, estudar, usar o sistema de saúde, ter direito a alguns benefícios…

No vídeo abaixo, eu mostro como fazer o seu pre-settled. O que você precisa é do seu passaporte europeu, um comprovante de residência (que pode ser o extrato do banco, é só abrir uma conta digital aqui quando você chegar) e… Um celular com NFC!

Se você não tiver um celular com NFC, claro, também dá para fazer. Mas os primeiros passos ficam um pouco mais burocráticos, e o procedimento todo demora mais. Em todo caso, tá tudo explicado no vídeo! 😉

Fácil, né??

Ah, para fazer seu pre-settled, comece por este site.

Espero que esse post tenha te ajudado a ver como é simples fazer seu próprio pre-settled, em vez de pagar caro (muito caro!) para outra pessoa fazer por você. Mas, se ainda assim quiser dar dinheiro para alguém, pode pedir minha conta bancária, rs.

Manda esse post pra mais alguém que tá vindo para a Inglaterra e precisa dessa luz burocrática na vida!

COMPARTILHAR
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Giovana tem 30 anos e é jornalista. Mal pode esperar pela terça-feira à tarde na qual estará tomando um drink numa praia no Mar Mediterrâneo rindo muito de tudo isso. Enquanto isso, escreve sobre viagem e morar no exterior por aqui!