Onde encontrar brechó barato em Londres: conheça os charity shops

Acho que é praticamente impossível visitar uma cidade como Londres e não ir embora com pelo menos uma sacolinha com uma roupa nova. Além disso, tem todo uma mitologia sobre como os brechós de Londres são incríveis e você pode encontrar peças vintage maravilhosas e mega baratas…

…Mas isso não é necessariamente verdade. Os brechós não costumam custar menos do que lojas que vendem roupas novas, porque fazem todo um trabalho de pesquisa e curadoria para achar peças realmente boas e que sobreviveram aos anos. Existem ótimos brechós e é possível, sim, fazer ótimas compras neles. Mas, se você quer roupas novas com uma boa qualidade e o preço bem baixo, não é neles que vai encontrar.

Onde, então, você pode encontrar brechós baratos em Londres? Eu ensino: bem vindo aos charity shops!

O que é um charity shop?

Aqui em Londres (e, acredito, em todo o Reino Unido), há várias lojinhas que vendem coisas em prol de alguma ONG ou alguma causa. Ou seja, são lojas sem fins lucrativos, que vendem itens usados por um preço bem baixo, ou objetos novos, normalmente feitos por alguma comunidade ou iniciativa.

Esses são os charity shops, ou lojas de caridade em tradução livre!

E, por venderem coisas usadas no precinho, elas são o que mais se assemelha aos brechós ou bazares no Brasil. Na verdade, mais aos bazares, já que hoje em dia os brechós também cobram mais caro pelo mesmo motivo que os brechós de Londres.

Ah, também vale dizer que charity shops não vendem só roupas. Há itens para a casa, livros, vinis, DVDs, móveis, brinquedos… Tem algumas unidades até que vendem exclusivamente esses outros itens.

Leia também: Tudo por 5 euros: conheça um brechó imperdível em Barcelona!

Meus achados em charity shops

Não é nenhum exagero dizer que eu vou toda semana em charity shops. Tem vários perto da minha casa e dá para ir andando, então sempre tiro um horário do almoço em algum dia para dar uma passeada. Além disso, virou meu ritual de domingo desbravar novos shops e, de quebra, conhecer algum bairro novo. Ou visitar de novo os meus preferidos, mas que não vou sempre porque ficam mais longe 😉

É assim que eu encontro coisas muito boas em charity shops, mas muito boas mesmo. Também dou bastante sorte, mas a verdade é que, quanto mais você procura, mais chances tem de encontrar.

Algumas das melhores compras que fiz até agora foram:

  • Uma calça de veludo cotelê da Dolce & Gabbana por £ 3.50
  • Um trench coat da Burberry, só que não (é um “inspired” muito bem feito, hahaha), por £ 12
  • Uma bota de estampa de cobra novinha da Asos por £ 20 (especialmente por ser do meu tamanho, que é super difícil de achar em charity shops!)
  • Um macacão rosa da Asos por £ 15, ainda com etiqueta (assim como a bota, parece até que “manifestei” essa peça até encontrar exatamente como queria!)
  • Uma jaqueta de couro “de pai” por £ 18 (encasquetei que queria uma jaqueta parecida com uma que meu pai tinha. Foram semanas até encontrar a ideal – que, no fim, foi também a mais barata por ter um defeito no forro)
  • Uma bolsa estilosinha novinha, com etiqueta, por £ 7
  • Uma mochila de couro fake da Tiba + Marl por £ 14 (no site da marca, ela custa £150)
  • Uma calça de cetim de oncinha da Zara por £ 7
  • Muitas roupas para fazer exercício de marcas como Fila, Adidas e Puma, por no máximo £ 14, às vezes também com etiqueta

Se eu for parar para ver meu guarda-roupa, fico até amanhã listando.

…Pensando bem, talvez eu gaste dinheiro demais nessas lojas.

Algumas das peças que mencionei estão nos lookinhos aí de cima!

Como encontrar charity shops, os verdadeiros brechós de Londres

Mas, voltando ao assunto, deixa eu aproveitar para contar como encontro esses brechós de Londres!

O jeito mais fácil é simplesmente andar na rua e encontrá-los. Eu sei, não é uma grande ajuda, mas eles estão por toda parte mesmo, especialmente nas ruas principais dos bairros. Além disso, dificilmente tem um isolado do resto, então é comum que, ao encontrar um, você acabe parando em outros cinco na sequência.

Outro dia também encontrei vários andando de ônibus. Então, abri o Google Maps no celular e pus um alfinete ali para voltar outro dia. Ou seja, é só observar o caminho que você encontra!

Por fim, uma outra dica é procurar por “charity shops” no Google Maps. Assim, quando estiver em alguma região nova, você já pode ver se tem alguma loja que quer conhecer por ali.

Alguns dos meus charity shops preferidos são:

Deixei os links para os sites para você também conhecer mais sobre o trabalho deles.

Outra coisa para ficar de olho é em relação à localização dessas lojas. Em geral, as lojas que estão em bairros mais nobres têm mais coisas de marcas conhecidas, e também custam mais caro.

De qualquer forma, dá para achar ótimas peças independente do bairro. Eu moro no Norte de Londres, então os meus preferidos ficam em Archway, Crouch End, Holloway, Stoke Newington e Dalston. Mas tenho certeza que, independente de onde você morar ou estiver hospedado, vai encontrar charity shops ótimos também!

Para mais dicas de Londres e looks incríveis que custaram muito barato, me siga no Instagram 😉

COMPARTILHAR
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Giovana tem 31 anos e é jornalista. Mal pode esperar pela terça-feira à tarde na qual estará tomando um drink numa praia no Mar Mediterrâneo rindo muito de tudo isso. Enquanto isso, escreve sobre viagem e morar no exterior por aqui!