Como fazer a carta d’identita, o RG italiano

Como fazer a carta d’identità, o RG italiano

Cheguei, finalmente, às etapas finais da cidadania italiana na Itália!

O reconhecimento em si já está terminado desde a semana passada, quando chegou minha Não-Renúncia. Depois disso, o comune agendou um dia para fazermos a transcrição da minha certidão de nascimento.

É super tranquilo: apenas foi conferindo na minha certidão traduzida se os dados transcritos estavam corretos, enquanto a oficial lia o documento que ficará aqui no comune. Com a transcrição, minha certidão de nascimento passa a existir também na Itália, com a anotação da data de quando “me tornei” cidadã.

Sei que não é todo comune que pede a presença do requerente para fazer a transcrição, então pode ser que você nem passe por essa etapa e vá direto para a carta d’identità.

O que é a carta d’identità

Esse é o seu primeiro documento italiano. É um documento de identificação dos cidadãos, equivalente ao nosso RG.

Atualmente, ela é eletrônica. Além de identificar o portador, também contém informações como a impressão digital, permite o acesso rápido a alguns serviços públicos e dá o direito de viajar para outros países da União Europeia. Ela também é muito mais difícil de falsificar que o modelo anterior, que era de papel.

A duração da carta d’identità, para maiores de 18 anos, é de 10 anos.

Agendamento da carta d’identità

Para fazer o pedido da sua carta d’identità, é necessário realizar o agendamento pela internet no site do Ministero Dell’Interno.

Para acessar o sistema, é necessário fazer um cadastro rápido com seu nome, informações de contato e de residência e codice fiscale.

Não é necessário ser cidadão italiano para esse cadastro. Por isso, você pode agilizar em alguns dias seu retorno ao Brasil fazendo o agendamento com antecedência – por exemplo, no dia que chegar sua NR, pode consultar o site e ver se há uma data próxima disponível. Eu fiz isso: consegui marcar para o mesmo dia que estava agendada a minha transcrição.

Documentos para a carta d’identità

Quando chegar o dia do seu agendamento, leve ao comune o seu passaporte, uma foto tessera, seu codice fiscale e a declaração de cidadania (o último é dica minha: foi com ela que mostrei que a minha carta d’identità seria para cidadão italiano, e não estrangeiro).

Também será necessário deixar duas impressões digitais lá e pagar uma taxa de 22 euros em dinheiro.

Então, você receberá um papel carimbado e assinado para utilizar até a chegada da carta d’identità, que será entregue na sua casa em seis dias.

Esse papel é, digamos, sua carta d’identità provisória, pois ele tem valor de documento. No comune, me falaram que eu poderia, com ele, fazer o pedido do sonhado passaporte italiano. Mas, na Questura, não aceitaram; é necessário ter a carteirinha, mesmo.

No próximo post sobre cidadania, vou falar sobre como é o pedido do passaporte italiano – curta o blog no Facebook para não perder!

Veja também os outros posts do blog falando de cidadania italiana 🙂

***

Como fazer a carta d’identità, o RG italiano

Compartilhar

  • Sobre

Giovana Penatti

Oi 🙂 Meu nome é Giovana, sou jornalista e criei o blog para falar de viagens, da vida viajando, da falta que faz viajar! Originalmente, sou de Piracicaba-SP. Hoje, moro na Itália. Sou formada em jornalismo, tenho um cachorro chamado Bernardo, gosto de pizza e roo unhas o tempo todo. Para saber mais sobre o blog e entrar em contato, clique aqui!

  • Comentários