Como ir às praias de Mallorca sem carro

Em setembro, passei quatro dias em Palma de Mallorca, e só agora estou conseguindo parar para escrever sobre a viagem – perdão pelo atraso!

Fui sozinha e sem a menor pretensão de alugar um carro – duas coisas que, provavelmente, ninguém recomendaria para Mallorca. No entanto, é perfeitamente possível fazer vários nadas à beira-mar e aproveitar para descansar, tomar muito sol e muita cava na ilha mesmo sem carro. E, como não achei um único post na internet sobre isso, vou eu mesma criá-lo!

Mallorca sem carro: como ir às praias?

Acredito que, na hora de planejar a viagem, é preciso ter em mente, além de tudo que você quer fazer, todas as suas limitações.

Catedral em Palma de Mallorca
Vista da Catedral de Mallorca

No caso da minha viagem para Palma, elas eram, principalmente, tempo e dinheiro. Afinal, eu só ia ficar quatro dias e não queria gastar os tubos lá. Por fim, o objetivo da viagem era passar os quatro dias com o pé na areia, então, por mais que eu adore dirigir e adoraria conhecer praias mais distantes, fazer isso envolveria um gasto de tempo e dinheiro que não necessariamente me ajudaria a cumprir meu objetivo principal!

E como aproveitar Mallorca sem carro? Bom, a primeira coisa é lembrar que tem ônibus, tanto dentro de Palma como indo para outras cidades. Então, se você quer explorar além da capital, é possível fazer isso sem estar atrás de um volante.

Depois, é só encontrar essas praias onde dá para chegar de ônibus. O lado ruim é que Palma não tem praias uma do lado da outra, então dá um certo trabalho ir de uma para outra a pé, ainda mais debaixo do sol. Mas não é impossível.

Praias para ir sem carro em Palma de Mallorca

Como não encontrei boas recomendações de praias para ir sem carro em Mallorca, fiz minha própria pesquisa… Com o Google Maps.

Em primeiro lugar, coloquei um pin onde era o hostel que fiquei na cidade. Assim, na hora de calcular a rota, eu tinha sempre um ponto de partida que fazia sentido, em vez de um ponto qualquer no centro. Até porque meu hostel não era tão no centro, apesar de ter uma boa localização.

Em seguida, coloquei a visão de satélite e encontrei as faixas de areia. Ao fazer isso, você verá que não tem muitas praias no centro de Palma! Ou seja, vai ter que pegar ônibus ou táxi, mesmo para chegar nas mais próximas.

Ao aproximar o zoom dessas faixas, o Google Maps vai mostrar o nome das praias. Então, aproveitei para ver os comentários no próprio Maps e procurar na internet informações sobre elas. Por fim, coloquei para calcular a rota para ter certeza que tinha linhas de ônibus que iam a todas elas. Então, foi só colocar o pin de “quero visitar” em cada uma para facilitar durante a viagem. E pronto!

As praias que escolhi foram:

  • Platja de Can Pere Antoni
  • Calo del Grells
  • Cala Major
  • Playa de Illetes

Platja de Can Pere Antoni

Essa é a maior delas e a mais próxima do centro, tanto que tem até vista para a Catedral de Mallorca. Também tem um calçadão bem longo onde o pessoal vai correr ou andar de bicicleta, e vários ônibus passam por ali. De todas, essa é talvez a mais confortável por ser fácil de chegar e bem comprida.

Mas foi a que menos gostei porque… Parecia que não tinha nada de mais! Também vale mencionar que, apesar do mar ser tranquilo, é uma praia de tombo.

Can Pere Antoni, praia em Mallorca para ir sem carro
Can Pere Antoni, praia em Mallorca para ir sem carro

Calo del Grells

Foi a primeira que tentei ir, porque prometia ser uma praia mais deserta. Ao chegar, descobri que era bem pequena e basicamente um “recuo” no mar que dá nas pedras. Ou seja, a água era muito agitada e não parecia de jeito nenhum um lugar confortável.

Por fim, só tinha um grupo de caras lá, e eu não me senti nem um pouco confortável em descer aquela escadaria toda para ficar ali tomando sol sozinha. Então, fui para a próxima…

Leia também: Fui numa praia naturista em Barcelona e olha no que deu

Cala Major

Essa praia tem ares de praia de gente rica, e é mesmo: ela fica na frente de um hotel 5 estrelas e até a barraquinha que vende drinks pertence a ele e é toda bonita (e cara). No entanto, você não precisa se hospedar ali para aproveitar a praia.

Não é muito grande, com 200 metros de extensão, mas o mar é relativamente tranquilo e não ficou super lotada em nenhum momento.

Cala Major, prCala Major, praia em Mallorca sem carroaia em Mallorca sem carro
Cala Major, praia em Mallorca sem carro

Playa de Illetes

Minha preferida, ainda bem que acordei com as galinhas nesse dia e pude aproveitar ao máximo! Ela é a mais distante de todas, foi bem uns 40 minutos de ônibus até chegar. Também é a menor e, por isso, foi a que ficou mais lotada. No entanto, era a que tinha o mar mais calmo (dá até para alugar uma prancha para stand up paddle, o que não vi nas outras), com a água mais azul e cristalina e paisagens maravilhosas o tempo todo.

A faixa de areia é pequena, mas também tem uma área com guarda-sois e até uma pedras que formam piscinas naturais em um canto. Se tivesse que escolher apenas uma para recomendar, sem dúvidas seria essa.

Playa de Illetes, Mallorca
Playa de Illetes, Mallorca

Por fim, deixo uma dica final de viagem barata: compre comida e bebida no supermercado e leve para a praia em vez de comprar diretamente nos restaurantes e quiosques!

Até cava eu comprei no mercado: no primeiro dia, pedi gelo no quiosque para colocar no meu copo e, no outro, fui mais esperta e comprei um saco de gelo para funcionar como um baldinho e manter a garrafa gelada o tempo todo.

Se tem uma coisa que é totalmente cultura brasileira na praia é a farofa! 😉

COMPARTILHAR
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Giovana tem 31 anos e é jornalista. Mal pode esperar pela terça-feira à tarde na qual estará tomando um drink numa praia no Mar Mediterrâneo rindo muito de tudo isso. Enquanto isso, escreve sobre viagem e morar no exterior por aqui!