Permesso di soggiorno, parte 2: a convocacao a Questura

Permesso di soggiorno, parte 2: a convocação à Questura

Recapitulando: depois de fazer seu pedido de permesso di soggiorno na Posta, você recebe uma carta de convocação para comparecer à Questura numa data certinha com uma série de documentos para… Para quê?!

Como não encontrei nenhuma informação muuuito precisa sobre o que você vai fazer na Questura no dia anotado na sua carta, vou contar como foi comigo 😉

A Questura estava bem cheia no dia e hora agendados, tanto que o meu atendimento atrasou uma meia hora. O agendamento ficou para umas duas semanas depois do envio do kit giallo na Posta.

Quando chegou minha vez, o oficial deu um “ok” em uma tabela marcando minha presença e me deu outro boleto para pagar, agora de 40 euros. Ele deve ser pago na Posta imediatamente e, depois, levado de volta à Questura.

Na Posta, há uma taxinha de 1,50 euro pelo serviço além dos 40 euros. Ou seja, o meu permesso di soggiorno custou, ao todo, 118,14 euros!

Então, levei o boleto pago de volta à Questura e, depois de mais um pouco de espera, entreguei-o ao oficial. Ele apenas pediu uma das fotos que havia tirado no dia anterior, uma assinatura em um formulariozinho e meu telefone para contato. Escaneou tudo e pronto!

No total, contando as andanças e esperas na Questura e na Posta, demorou uma hora e meia.

Agora, devo esperar a chegada da minha carteirinha do permesso, que deve demorar cerca de um mês e meio e será enviada para o meu endereço na Itália. Enquanto isso, devo andar com meu passaporte e o recibo que me deram na Posta quando enviei o kit giallo.

Veja também os outros posts do blog falando de cidadania italiana 🙂

Nem sempre é assim

Pelo que entendi com base nos relatos que li, cada Questura faz de um jeito.

Tem lugar que o agendamento é muito pontual, tem outros que não; tem lugar que te leva para outra sala para recolher as digitais, tem lugar que faz no próprio guichê de atendimento; tem lugar que pede para ver todos os documentos e lugar que não pede nada.

Não tem muito como ter certeza de como será a sua convocação à Questura. Por isso, o melhor a fazer é seguir as orientações da carta de convocação e providenciar todos os documentos solicitados.

***

Permesso di soggiorno, parte 2: a convocação à Questura

Compartilhar

  • Sobre

Giovana Penatti

Oi 🙂 Meu nome é Giovana, sou jornalista e criei o blog para falar de viagens, da vida viajando, da falta que faz viajar! Originalmente, sou de Piracicaba-SP. Hoje, moro na Itália. Sou formada em jornalismo, tenho um cachorro chamado Bernardo, gosto de pizza e roo unhas o tempo todo. Para saber mais sobre o blog e entrar em contato, clique aqui!

  • Comentários