Quando e o Carnaval de Veneza em 2020?

Quando é o Carnaval de Veneza em 2020?

Então, você decidiu fazer algo diferente no próximo Carnaval, quem sabe escapar para uma festa menos quente, com menos glitter e mais tradicional em Veneza?

Ótima escolha! 😉

O Carnaval de Veneza tem uma pegada bastante diferente do brasileiro, mas não deixa de ser divertido e lindo à sua maneira! Acho muito importante a gente conhecer versões diferentes das nossas festas, para expandir nossa cabeça e acabar com nossos preconceitos.

Data do Carnaval de Veneza

O Carnaval de Veneza acontecerá, em 2020, entre os dias 8 e 25 de fevereiro.

A comemoração tem início no pré-Carnaval com a Festa Veneziana sull’Acqua, um desfile feito no rio Canareggio com barcos decorados que se assemelham aos nossos carros alegóricos. Olha que lindo o deste ano:

Na semana seguinte, ocorre a Festa delle Marie, um desfile de moças entre 18 e 28 anos que homenageia o resgate das 12 noivas que foram sequestradas na época do doge (chefe de estado da República de Veneza) Pietro Candiano III. No fim do Carnaval, a mais bela delas é escolhida como a Maria do ano.

No ano seguinte, essa vencedora abre as festividades do Carnaval protagonizando o Volo dell’Angelo, que é uma descida de tirolesa do alto da Torre de São Marco até a praça. O Volo dell’Aquila segue o mesmo percurso com um convidado especial da cidade (este ano foi Arianna Fontana, medalhista olímpica de patinação).

Para encerrar a festa, ocorre o Svolo del Leon, quando a bandeira da República do Veneto com o Leão de Ouro é levada até o topo da Torre de São Marco.

Ocorrem ainda alguns outros eventos, como os tradicionais bailes de máscaras – privados e caríssimos – e concursos de fantasias.

A mesma data do Brasil

Notou algo familiar nessas datas? Sim, são as mesmas do Carnaval no Brasil… E no mundo todo! Outros lugares em que a festa também é famosa são Nova Orleans nos EUA, Nice na França e Barranquilla na Colômbia.

Apesar do Brasil ser mundialmente conhecido pelo Carnaval – é, afinal, o maior do mundo! – , nós não demos origem a ele. Há registros de festas bem semelhantes ao Carnaval desde a Antiguidade, mas não se sabe ao certo qual foi o povo que o criou.

Esse quadro retrata uma festa da colheita na Roma antiga, que pode ter dado origem ao nosso Carnaval

Em comum, sempre foi uma festa para subverter a ordem social, quando os pobres podiam “brincar” de ricos, os prisioneiros de reis, os homens se vestiam de mulher (lembrando que, na Antiguidade, mulheres eram praticamente escravas)… Também eram períodos festivos repletos de comida, bebida e todo tipo de excesso, especialmente nas comemorações greco-romanas dedicadas ao deus Baco/Dionísio.

Hoje, as datas do Carnaval coincidem com feriados católicos pelo mesmo motivo que tantas outras datas, como o próprio Natal: se apropriar dessas festas, alterando seus significados mas mantendo as datas, foi uma forma de facilitar a cristianização dos povos com a expansão do domínio dessa religião. Se quiser ler mais sobre esse assunto, recomendo este artigo e este.

Vídeo: como é o Carnaval em Veneza

***

Quando é o Carnaval de Veneza em 2020?

Compartilhar

  • Sobre

Giovana Penatti

Oi 🙂 Meu nome é Giovana, sou jornalista e criei o blog para falar de viagens, da vida viajando, da falta que faz viajar! Originalmente, sou de Piracicaba-SP. Hoje, moro na Itália. Sou formada em jornalismo, tenho um cachorro chamado Bernardo, gosto de pizza e roo unhas o tempo todo. Para saber mais sobre o blog e entrar em contato, clique aqui!

  • Comentários