Roseto di Santa Giustina: um jardim cheiroso e desconhecido em Pádua

Muito antes de me mudar pra Pádua, buscando vídeos pra mostrar a cidade pro meu marido, encontrei um em que uma moça mostrava o que mais gostava de fazer na cidade. Nunca mais encontrei o vídeo e não lembro das outras coisas que ela listava, mas me marcou muito o Roseto di Santa Giustina, um jardim público que, na primavera, fica repleto de rosas!

Guardei esse local para visitar em abril/maio, quando a primavera estaria pleníssima, mas veio o coronavírus e deixou muitas coisas pausadas, inclusive ir ao Orto Botanico mais uma vez. Mas, andando de bicicleta pelo Prato Della Valle outro dia, resolvi passar pelo Rosetto e ver se estaria aberto e… Estava!

Leia também: Orto Botanico de Padova: o passeio “obrigatório” que ninguém te contou

Quer dizer, estava aberto ao público, mas já tinha passado seu horário de funcionamento. Então, neste fim de semana, fui mais esperta e cheguei a tempo de passear entre as rosas!

O Roseto di Santa Giustina, como o nome indica, fica pertinho da Basilica di Santa Giustina, mas não faz parte dela. Um bom ponto de referência para encontrá-lo é o Prato Della Valle: saindo no sentido Sul, passe pelo supermercado Despar, pelo estacionamento, pelo velódromo e vire à esquerda; o Roseto está a no próximo quarteirão.

Vista do Roseto di Santa Giustina em Pádua, na Itália

Como é o Roseto di Santa Giustina

É um jardim onde são cultivadas diversas variedades de rosas. Ele é dividido em algumas áreas, como rosas históricas, rosas dedicadas a personagens históricos do Veneto, rosas mais importantes… Mas esse percurso não é muito claro e, na minha opinião, nem é lá muito interessante.

Vale ler as placas de informação porque elas já estão ali e podem trazer alguma informação interessante (sabia que existem rosas com apenas cinco pétalas???), mas observar ao próprio modo as cores, formatos e tamanhos das flores, se guiando pela curiosidade, é muito mais legal.

Parede de flores no Roseto di Santa Giustina, em Pádua

Vista do Roseto di Santa Giustina, em Pádua, com flores à direita e um caminho entre elas à esquerda

Caso você esteja se perguntando, sim, ele é MUITO cheiroso! Mesmo de máscara, dá pra sentir o aroma das flores no ambiente todo. Mas confesso que tirei a minha para enfiar o nariz em alguns tipos e sentir o cheiro bem fresquinho!

Moça de máscara preta cheirando uma flor roxa no Roseto di Santa Giustina, em Pádua

Muitos padovanos mesmo não conhecem ou frequentam o Roseto, apesar de estar relativamente movimentado quando visitamos neste domingo. Dificilmente ele estará em qualquer lista do que fazer em Padova, mas, se estiver por aqui nessa época do ano, vale caminhar 10min a partir do Prato Della Valle para passar um tempo em suspensão, ouvindo só o som dos passos no cascalho e dos pássaros e insetos, vendo cores e texturas inimagináveis misturadas em uma única flor, sentindo o perfume natural das flores.

Leia também: 5 coisas para fazer de graça em Pádua

Preciso confessar: me deu vontade de ir novamente hoje mesmo.

A entrada do Roseto é gratuita, mas vale o aviso de que não tem uma super infraestrutura: nem banheiro ou bebedouro existem lá. Mas há um gramado para sentar no sol e até umas mesinhas para piquenique. Feito para passar o tempo, dar uma pausa mesmo!

Pra colocar na lista de lugares lindos e inesperados 😉

À esquerda, mulher sentada entre as flores no Roseto di Santa Giustina em Pádua; À direita, zoom em uma rosa cheia de pétalas rosa clara

Serviço

Roseto di Santa Giustina
Via Michele Sanmicheli, 65
Horários: em abril e setembro, das 10h às 12h e das 15h às 18h; em maio e junho, das 9h às 12h e das 16h às 19h.
Site do comune

COMPARTILHAR
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Giovana mal pode esperar pela terça-feira à tarde na qual estará tomando um drink numa praia no Mar Mediterrâneo rindo muito de tudo isso. Enquanto isso, escreve sobre viagem e morar no exterior por aqui!