Viajar na Europa com coronavirus: como saber se e seguro visitar outro pais?

Viajar na Europa com coronavírus: como saber se é seguro visitar outro país?

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Depois do surto de coronavírus no início da primavera, as coisas estão mais sob controle por aqui. Por isso, as fronteiras entre os países reabriram para viajar na Europa. Mas, como a gente já sabe, tudo na pandemia acontece e muda muito rápido, então essas decisões também não são finais. Ou seja, se precisar, fecha tudo de novo!

Mas, durante o verão, os países conseguiram manter uma circulação de turistas entre eles. Naturalmente, bem reduzida; afinal, muita gente perdeu o emprego ou está com medo de viajar nesse ano. No entanto, se você mora na Europa, quer e pode viajar, você consegue.

Nesse post, vou dar algumas dicas para você saber qual é a situação no país onde você vai visitar. A segunda dica é especialmente pra quem mora na Itália saber qual a política do país para quem vai visitar outros lugares 😉

Re-open EU: como os países europeus estão recebendo turistas

É um site da União Europeia que é basicamente um infográfico interativo com as últimas informações de cada país. Você escolhe o país pra onde quer viajar na tela inicial e ele abre uma espécie de ficha completa, com links para informações oficiais sobre a pandemia no país, possíveis restrições para quem vem de outros lugares, serviços de turismo que estão funcionando e recomendações de segurança.

Printscreen da tela do site Reopen EU, que mostra como viajar pela Europa na pandemia
Por exemplo, dá pra ir pra Espanha de avião se você mora na União Europeia!

Acesse aqui!

Viaggiare Sicuri: para onde quem mora na Itália pode ir

Esse é um site específico pra quem mora na Itália, mas tenho certeza que todo país tem um equivalente. Ele foi criado pelo Ministério de Relações Exteriores e reúne recomendações de viagens mais recentes para italianos e pessoas que morem na Itália.

Clicando em “cerca paese”, você encontra informações específicas para o país onde quer viajar. É necessário ler o bloco de informações em evidência – ou seja, não é tão gráfico quanto o Re-Open EU – mas também tem um mapinha embaixo que destaca os dados principais.

Screenshot do site Viaggiare Sicuri, que mostra se é seguro viajar da Itália para outros países da Europa
Neste caso, é possível viajar pra Espanha a turismo. Mas, desde 13 de agosto, é obrigatório apresentar ou fazer o teste de coronavírus ao voltar para a Itália.

Acesse aqui!

Instagram: como está lá?

Você provavelmente já fez uma busca por perfis de quem mora no lugar que você quer visitar pra pegar dicas, né? Então, aproveite pra ficar de olho também no que essas pessoas estão dizendo da vida lá, inclusive na geolocalização e em hashtags específicas. Por exemplo, em Barcelona, vejo que tem muito menos turistas, mas bastante gente circulando, sempre de máscara. Ou seja, é parecido com o que vemos aqui na cidade onde moro.

Leia também: Como escolhi a cidade onde moro na Italia

Eu não busco um “ok, pode vir!!!!” desses perfis, mas uma visão local de como estão as coisas. Afinal, é claro que no mundo inteiro só se fala de coronavírus. Então, se as coisas começarem a fechar, por exemplo, isso vai aparecer.

Sites de notícias: novas informações

Também procure sites de notícias que você confie para checar regularmente. Neles, você pode encontrar entrevistas com médicos, infectologistas e até membros do governo que trazem outros olhares e te ajudam a tomar decisões.

Por exemplo, você sabia que o ar dentro de um avião muda 80 vezes por hora e, por isso, é muito seguro viajar de avião durante a pandemia, perdendo apenas para viajar no próprio carro?? Descobri isso lendo num jornal.

Viajar ou não?

Foto por Anna Shvets/Pexels - https://www.pexels.com/@shvetsa
Foto por Anna Shvets/Pexels – https://www.pexels.com/@shvetsa

Com a reabertura da Europa no verão, todos os países viram um aumento nos casos. Além disso, a gente vê nas ruas o quanto as pessoas estão sendo imprudentes no dia a dia, inclusive indo a bares e discotecas, ignorando a distância de segurança, usando a máscara o menos possível…

Diante disso, temos a pergunta do ano: “devo viajar ou não?”

E a resposta é: sei lá, cara. O que você deve fazer é tomar uma decisão informada. Ou seja, buscar informações, respeitar as medidas de segurança e não meter o louco achando que essa viagem será normal de alguma forma, porque NADA em 2020 está sendo normal.

Boa viagem pra quem vai, e boas férias pra quem fica!

Viajar na Europa com coronavírus: como saber se é seguro visitar outro país?

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
  • Sobre
WhatsApp Image 2020-09-10 at 00.57.43

Giovana Penatti

Oi 🙂 Meu nome é Giovana, sou jornalista e criei o Beijo e Ciao para falar sobre viagens: dicas de passeios, lugares incríveis, experiências transformadoras e as dores e alegrias de morar fora! Originalmente, sou de Piracicaba-SP. Hoje, moro na Itália. Para saber mais sobre o blog e entrar em contato, clique aqui!

  • Comentários