Como sera o verao na Italia em 2020: a reabertura das praias

Como será o verão na Itália em 2020: a reabertura das praias

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Eu cheguei na Itália quando já estava frio. Peguei o auge do inverno aqui com a caldaia do apartamento quebrada. Descobri que odeio, odeio, O D E I O quando o sol se põe antes das 18h, mais ainda quando é às 16h30.

Acho que dá pra você imaginar o quanto eu estou ansiosa pelo verão, né? Vai ser a primeira vez que estarei aqui com as temperaturas quentes que vêm por aí, e já me avisaram que, pelo menos aqui no Veneto, o negócio é brabo por conta da umidade.

Aos poucos, a Itália vai reabrindo e os planos para o verão também vão sendo restabelecidos. Um dos primeiros aqui na região que moro foi a praia: desde a semana passada, está liberado ir por o pé na areia e se jogar no mar, mas com o distanciamento respeitado. Por isso, como a Gi Fialho, do blog Caos Arrumado, falou ao comentar do verão na Emilia-Romagna, esqueça as fotos de bolinhas coloridas na areia também no Veneto.

Leia também: Como sera viajar depois do coronavírus?

Nas praias pagas, quer dizer, as que são gerenciadas por empresas, onde você aluga o seu espacinho na areia já pronto com guarda-sol e cadeiras, os guarda-sóis devem estar a no mínimo 3,5 metros de distância um do outro (pois é: cada um ocupa pelo menos 10 metros quadrados!). A distância entre pessoas que não vivam juntas deve ser de pelo menos um metro e os banhistas devem ser acompanhados até o lugar por um funcionário que explicará todas as regras.

Na área livre, as regras seguem valendo, mas se conta com a responsabilidade de cada um para cumpri-las. Mas também é recomendado que exista um profissional nessas partes pra vigiar e garantir que as regras estão sendo seguidas.

Foto por Timo Wagner/Unsplash – unsplash.com/@timovaknar

Marquinha de máscara

Assim como o distanciamento social, todas as outras recomendações seguem valendo também para a praia na Itália. Isso significa manter as mãos sempre limpas e usar máscara? Sim, mas vamos com calma: ninguém vai ficar tomando sol de máscara, né?

A partir de hoje, o presidente do Veneto desobrigou o seu uso em lugares abertos em toda a região. Não quer dizer que é pra deixar em casa: até chegar no seu guarda-sol, é pra usar. Na hora de sair, também. E, se você estiver em um lugar onde seja difícil manter a distândia de um metro das pessoas ou que não seja ao ar livre, a máscara também é obrigatória.

Reserva de lugar na praia

Na praia sim, isolada também | Foto por
Timo Wagner/Unsplash – unsplash.com/@timovaknar

O comune de Jesolo – uma das praias mais badaladas aqui do norte da Itália – surgiu com uma solução mais tecnológica: um aplicativo de reserva, tanto para as áreas pagas quanto para as gratuitas. Seja para assegurar seu lugar ao sol debaixo de um guarda-sol, seja para estender sua canga na areia, será necessário baixar o app e avisar que você estará lá para que a administração tenha um controle do movimento e evite praias lotadas.

De forma semelhante, as praias de Bibione e Caorle também estão aceitando reservas feitas pela internet. Mas, pelo que entendi, nesses casos são para praias privadas, gerenciadas pelos bagni, que são essas empresas que oferecem toda uma estrutura com vestiários, serviço à mesa e até têm área de lazer e e dedicada a esportes.

Como falei, nunca estive na Itália no verão e nem fui à praia na Itália para tomar sol. Não sei nem como que funciona direito, mas estamos planejando ir no próximo fim de semana (se fizer sol!) e daí volto pra contar como funciona direitinho. Enquanto isso, me segue no Instagram pra acompanhar 😉

Como será o verão na Itália em 2020: a reabertura das praias

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
  • Sobre
foto perfil beijo e ciao giovana penatti (2)

Giovana Penatti

Oi 🙂 Meu nome é Giovana, sou jornalista e criei o Beijo e Ciao para falar sobre viagens: dicas de passeios, lugares incríveis, experiências transformadoras e as dores e alegrias de morar fora! Originalmente, sou de Piracicaba-SP. Hoje, moro na Itália. Para saber mais sobre o blog e entrar em contato, clique aqui!

  • Comentários