As melhores cidades para morar na Italia (2020)

As melhores cidades para morar na Itália (2020)

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

O último post aqui do blog foi falando sobre como eu escolhi a cidade onde moro na Itália. Nele, contei quais os meus critérios – ou seja, é a minha opinião, com base no que eu buscava na cidade e nas minhas impressões!

Mas, para quem busca algo um pouco mais objetivo, o jornal Il Sole 24 Ore publica, há 30 anos, um ranking da qualidade de vida das cidades italianas. Ele lista as melhores cidades de acordo com 90 medidores, como segurança, consumo, trabalho, ambiente… E a última edição saiu em dezembro, ou seja, está fresquinha para quem pretende morar na Itália em 2020 consultar e até incluir na pesquisa de cidade!

Ranking: melhores cidades para morar na Itália

Segundo o ranking geral, as cidades com melhor qualidade de vida na Itália são:

  1. Milão
  2. Bolzano
  3. Trento
  4. Aosta
  5. Trieste
  6. Monza/Brianza
  7. Verona
  8. Treviso
  9. Veneza
  10. Parma

Dentro dessa lista, há dois destaques: o primeiro, de Milão, que é pelo segundo ano consecutivo eleita em primeiro lugar. Milão é uma das maiores cidades da Itália, um centro urbano muito desenvolvido que mantém um estilo de vida bem “verde”, natural; atrai cada vez mais moradores, com oportunidades de emprego crescentes, incentivo ao empreendedorismo e um plano de desenvolvimento da periferia bem estabelecido. O ponto fraco, segundo o jornal, é a segurança.

O outro destaque fica com Treviso, que foi a cidade que mais cresceu nos 30 anos de ranking, passando da 43a posição em 1990 para a 8a em 2019. Todo mundo com quem já falei que vive em Treviso diz que, de fato, a cidade é maravilhosa para viver. Para quem vai visitar, também: até o NYT já a citou como uma alternativa à superlotação de Veneza, com a vantagem de ser bem pertinho e de ser mais próxima do estilo de vida tradicional italiano que a gente imagina quando vem pra cá.

Qual a melhor cidade para morar na Itália?

E a cidade onde moro, Pádua, onde está nessa lista? Ela classificou em 23o, uma posição bem melhor que a do ano passado, que foi 33o.

Uma das vistas mais lindas de Pádua: Ponte Delle Torricelle!

Pesquisando os índices, descobri que um dos que a cidade se classificou pior foi em Segurança. Indo mais a fundo nesse ponto, encontrei que o pior indicador foi o de acidentes de trânsito. Ou seja, a visão geral que fica é a de que não é uma cidade lá tããão segura, mas o que derrubou a pontuação foram acidentes de trânsito!

Por isso, recomendo dar uma olhada no ranking com cuidado se pretende inclui-lo na sua pesquisa de cidade onde morar.

Primeiro, porque indicadores em pesquisas não necessariamente refletem a realidade do lugar. E, depois, porque as nossas decisões têm que ser boas para nós, e nossos critérios podem ser totalmente pessoais! Por exemplo, eu não me vejo morando em Milão, a primeira colocada, pelo simples fato de que não gostaria de viver numa cidade tão grande. Então, ela nunca seria a minha primeira colocada!

No fim, continuo mantendo a opinião de que a melhor cidade para morar na Itália é a cidade que te dá tudo que você procura! 😉

Para ver o ranking completo (é bem legal, todo interativo e tal!), clique aqui!

***

As melhores cidades para morar na Itália (2020)

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
  • Sobre
foto perfil beijo e ciao giovana penatti (2)

Giovana Penatti

Oi 🙂 Meu nome é Giovana, sou jornalista e criei o Beijo e Ciao para falar sobre viagens: dicas de passeios, lugares incríveis, experiências transformadoras e as dores e alegrias de morar fora! Originalmente, sou de Piracicaba-SP. Hoje, moro na Itália. Para saber mais sobre o blog e entrar em contato, clique aqui!

  • Comentários