As melhores cidades para morar na Itália (2021)

Planeja se mudar para a Itália em 2021? Antes de ir, veja o ranking atualizado com as melhores cidades para morar na Itália!

É só a segunda vez que faço isso, mas já tô declarando que vai virar tradição aqui no blog a lista anual de melhores cidades para morar na Itália. Em primeiro lugar, porque eu sempre olho mesmo. E porque acho que pode ser útil para quem quer se mudar para o país!

Esse ranking é feito pelo jornal Il Sole 24 Ore há 31 anos, e leva em consideração vários critérios para ser o mais objetivo possível. E, para a lista de 2020, foram criados 25 novos critérios por causa da pandemia. Afinal, o covid afetou TUDO, de saúde a mobilidade urbana, digitalização, oportunidades de empregos e, claro, o turismo.

E, como você sabe, o turismo é uma das principais fontes de renda da Itália, se não for a principal. Sem turistas, todo o resto despenca.

O resultado disso no ranking de melhores cidades para morar na Itália foi que lugares que antes eram muito bem posicionados perderam MUITAS posições. Mas também teve cidade nadando de braçada e subindo na lista!

A queda de Milão nas melhores cidades para morar na Itália

milao castello sforzesco
Castelo Sforzesco, em Milão

Bem que poderia ser o começo de um novelão medieval tipo Game Of Thrones que se passa na Itália. Milão, que ficou em primeiro lugar na lista nos últimos dois anos, agora está em décimo segundo! O grande causador disso foi a queda no PIB per capita na província.

Aliás, vale esse mea culpa: o ranking fala das províncias! Eu transformo em “cidades” porque acho que fica mais fácil de entender para quem nunca morou na Itália, e porque, no fim das contas, as capitais das províncias – que costumam ter o mesmo nome – são as maiores cidades, com mais oportunidades e tal.

Ah, la Venezia, mi fa così bene!

Outra grande queda foi de Veneza, que estava no top 10, mas perdeu 24 posições e parou no 33o lugar. Nesse caso, entendo que o vilão seja realmente o turismo, já que é uma cidade MUITO visitada. Só nos primeiros nove meses de 2020, a cidade teve uma queda de 59,5% em visitantes, sendo 73,1% deles, estrangeiros. Se estima que o rombo na entrada de dinheiro na cidade tenha passado de 3 bilhões de euros para menos de 2 bilhões.

Além de Milão e Veneza, Florença, Roma e Nápoles também perderam posições, o que mostra o impacto do turismo no país (respectivamente, 12, 14 e 11 posições, e agora estão em 27o, 32o e 92o lugar).

Treviso, que também foi destaque do top 10 no ano passado, caiu 21 posições neste ano e parou no 29o lugar. Vendo essa derrocada dessas cidades, lembro que a Lombardia e o Veneto foram bastante afetados pelo covid, e entendo que isso tenha a ver com os resultados.

Mas é uma suposição minha!

Cidades que subiram no ranking

O maior destaque em posições conquistadas é Genova, que passou da posição 45 para a 19. Além disso, o top 25 tem cinco cidades da Emilia-Romagna: Parma (8), Forlì Cesena (14), Modena (15) e Reggio Emilia (17), além da primeira colocada: Bolonha!

Minha amiga Gi Fialho, do blog Caos Arrumado, mora na província de Forlì Cesena e fez um post falando de lá!

No ranking do ano passado, Bolonha tinha ficado em 14o lugar. Em 2020, praticamente trocou de lugar com Milão, que adora está em 12o: ganhou 13 posições e foi eleita a melhor cidade para morar na Itália.

catedral bolonha turismo
Encantada por Bolonha <3

Por fim, algumas cidades do top 10 se mantiveram por ali: Bolzano, Trento, Aosta, Trieste, Parma e Verona.

E a cidade do meu cuore, Padova, também perdeu posições: agora, está em 31o, e antes estava em 23o lugar. Exijo recontagem.

Leia também: Como escolhi a cidade onde moro na Itália

O ranking é importante, mas não é tudo

Muito feliz morando na 31a melhor cidade da Itália

Não custa deixar aquele lembrete de que o ranking de melhores cidades para morar na Itália é interessante e ajuda a ter uma visão geral de como estão as coisas… Mas é uma visão BEM geral! Ou seja, leva em consideração critérios bem objetivos, e não a sua ou a minha experiência.

Uma prova disso é que, infelizmente, as cidades do Norte da Itália ficaram com as primeiras posições, e as do Sul, com as últimas. Isso porque existe uma desigualdade muito grande entre o Norte e o Sul, e esses indicadores escancaram isso.

Mas conheço gente que morou no Sul e não trocaria essa região por NADA! Então, até vale levá-lo em consideração na hora de escolher onde você vai morar na Itália, mas não o entenda como uma verdade absoluta. É muito melhor procurar blogs e canais no YouTube (este aqui é ótimo) que falam sobre vida na Itália para ver como é a experiência real, especialmente se você for imigrante!

E, claro, a melhor cidade é a que você escolher! 😉

Para ver o ranking completo, é só clicar aqui.

Em que posição ficou a sua cidade favorita na Itália? Me conta nos comentários! 🙂

COMPARTILHAR
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Giovana tem 30 anos e é jornalista. Mal pode esperar pela terça-feira à tarde na qual estará tomando um drink numa praia no Mar Mediterrâneo rindo muito de tudo isso. Enquanto isso, escreve sobre viagem e morar no exterior por aqui!