Bonus vacanze: como funciona o “bolsa viagem” da Italia

Bonus vacanze: como funciona o “bolsa viagem” da Itália

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Entre as medidas de retomada da economia da Itália, existem algumas, nacionais e regionais, bem voltadas pra aquecer o turismo. Você já deve ter visto, por exemplo, que a Sicília ia pagar pelo hotel de turistas (e até agora nada do voucher no site, mas ok). Mas o assunto desse post é outro: é o bonus vacanze!

Ele é uma espécie de “bolsa viagem” que o governo italiano vai disponibilizar para incentivar as viagens no país. Quer saber como funciona e como você pode solicitar? Continua lendo 😉

Bonus vacanze: o que é

Foto tirada de um mirante, onde se veem turistas e, ao fundo, o Duomo de Florença, na Itália
Foto por Simon Rae/Unsplash

É um incentivo do governo pra estimular o turismo dentro da Itália. Ele pode chegar a 500 euros e é destinado ao pagamento de diárias em hoteis, agriturismos, bed & breakfasts, enfim, acomodação.

Pode ser recebido apenas um bônus por família, e o valor muda de acordo com o tamanho dessa família:

  • Somente uma pessoa: 150 euros
  • Duas pessoas: 300 euros
  • Três ou mais pessoas: 500 euros

O pedido é feito totalmente pela internet, mas é um processo meio burocrático e exige documentos que a gente simplesmente nunca ouviu falar, então pode ser uma pequena chatice de ir atrás. Mas são documentos que todo italiano deve ter, então, de qualquer forma, é bom já resolver isso.

Leia também: Por que eu NÃO me hospedo mais em hostels

Como pedir o bonus vacanze

Você precisa ter seu ISEE (Indicatore della Situazione Economica Equivalente), que é um documento que atesta sua situação econômica. Ele pode ser feito em um CAF, que é um centro de assistência fiscal que tem em todo lugar (imagino que seja maaaais ou menos como um contador no Brasil!)

Para o bonus vacanze, o ISEE não pode ser de mais de 40 mil euros.

O pedido do benefício é feito totalmente online, pelo aplicativo IO, entre 1o de julho e 31 de dezembro de 2020. Esse é o mesmo período em que ele pode ser utilizado. Ou seja, você pode fazer o pedido agora e aproveitar até o fim do ano.

Como funciona o bonus vacanze 2020

Foto de uma mulher encostada numa parede com o mar ao fundo em Positano, na Itália
Foto por Nellia Kurme/Unsplash

No entanto, tem alguns poréns no uso do bonus vacanze. Afinal, o governo italiano não é parceiro pra fazer publi e pagar suas viagens; ele quer incentivar o turismo e aquecer a economia interna. Ou seja: não é pra viajar de graça, mas diminuir seus custos.

O bonus vacanze só pode ser usado uma vez. Isto é, você pode tirar um fim de semana pra viajar e utilizá-lo em uma diária, ou pode passar um mês viajando com ele, se ficar um mês no mesmo hotel. Se o bônus não for totalmente utilizado, você não fica com o “troco”.

Leia também: O melhor jeito de economizar dinheiro em uma viagem

Além disso, ele também não cobre a totalidade da hospedagem. O bonus vacanze pode ser utilizado pra pagar 80% do valor, mas os outros 20% ficam por sua conta e podem virar dedução de imposto no ano seguinte, ou seja, em 2021.

Por fim, eu também confirmaria se o hotel escolhido aceita o bonus vacanze para evitar surpresas (e rombos no orçamento!). Já fique avisado: reservas feitas por intermediadores, como Booking.com ou Airbnb, não entram na modalidade.

Para saber mais sobre o bonus vacanze, você pode ler a página dedicada a ele no site da agenzia delle entrate ou do aplicativo IO.

Video

Bora aproveitar pra conhecer um pouco mais da Itália nesse ano? 🙂

Bonus vacanze: como funciona o “bolsa viagem” da Itália

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
  • Sobre
foto perfil beijo e ciao giovana penatti (2)

Giovana Penatti

Oi 🙂 Meu nome é Giovana, sou jornalista e criei o Beijo e Ciao para falar sobre viagens: dicas de passeios, lugares incríveis, experiências transformadoras e as dores e alegrias de morar fora! Originalmente, sou de Piracicaba-SP. Hoje, moro na Itália. Para saber mais sobre o blog e entrar em contato, clique aqui!

  • Comentários