Por que a cidadania italiana e cancelada?

Por que a cidadania italiana é cancelada?

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Nesta semana passada, mais uma notícia de cancelamento de centenas de cidadanias italianas saiu. O resultado foram ao menos 800 cidadanias e 200 passaportes cancelados, todos obtidos na região de Piemonte, na província de Verbano Cusio Ossola.

Tenho a impressão de que a cada bimestre, pelo menos, surge algum caso desse tipo. Só de ler o título a gente fica desesperado: afinal, reconhecer a cidadania é um processo caro, demorado e no qual a gente investe muito para perder depois!

Verbania, na província de Verbano Cusio Ossola

Mas fazer o reconhecimento da cidadania não é ilegal. Pelo contrário: a lei italiana concede esse direito aos descendentes de italianos espalhados pelo mundo. Por isso, por exemplo, você não deve ter medo de dizer na imigração que está entrando na Itália para fazer esse processo.

Este post fala sobre a tensão da imigração para fazer o reconhecimento da cidadania na Itália!

O que faz com que a polícia investigue processos suspeitos, pessoas sejam presas e cidadanias sejam canceladas? Simples: a lei não sendo cumprida, fraudes, falsidade ideológica e subornos.

Normalmente, o sinal de alerta para as autoridades vem das residências irregulares. Para fazer o reconhecimento da cidadania, é obrigatório ter a residência em algum comune.

Só que muita gente é inscrita em comunes sem morar lá de verdade. Muitos fazem a inscrição de residência, dão entrada no pedido de cidadania e voltam para o Brasil. No ano passado, a cidade de Ospedaletto Lodigiano abriu uma investigação por esse motivo: dos 3 mil residentes, 1,3 mil eram brasileiros.

No último caso noticiado, as prisões foram feitas por falsidade ideológica e corrupção. As pessoas envolvidas falsificavam documentos, criando parentes italianos que nunca existiram. Assim, por cerca de 7 mil euros, os requerentes utilizavam essas certidões falsas, conseguiam a residência e a assessoria em todo o processo, além de passeios turísticos. Estima-se que a fraude tenha rendido ao grupo cinco milhões de euros.

Depois de mais de um ano de investigações, ao menos sete pessoas envolvidas no esquema foram presas. As centenas de pessoas que obtiveram a cidadania também estão sendo investigadas.

Como NÃO ter a cidadania italiana cancelada

Se tudo é feito de acordo com a lei, não há motivo para temer a revogação da cidadania italiana.

O processo é o mesmo tanto para quem faz sozinho como para quem faz com assessoria. Caso fique com a segunda opção, pesquise muito bem sobre a empresa e duvide de prazos curtos demais.

É sempre demorado e caro, mas, seguindo os passos e fazendo tudo certinho, não tem como dar errado. Nem como perder a cidadania depois. 🙂

Veja também os outros posts do blog falando de cidadania italiana 🙂

***


Por que a cidadania italiana é cancelada?

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
  • Sobre

Giovana Penatti

Oi 🙂 Meu nome é Giovana, sou jornalista e criei o blog para falar de viagens, da vida viajando, da falta que faz viajar! Originalmente, sou de Piracicaba-SP. Hoje, moro na Itália. Sou formada em jornalismo, tenho um cachorro chamado Bernardo, gosto de pizza e roo unhas o tempo todo. Para saber mais sobre o blog e entrar em contato, clique aqui!

  • Comentários