10 apps que eu uso muito morando na Italia

10 apps que eu uso muito morando na Itália

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Prestes a completar meu primeiro ano morando direto na Itália, posso atestar que esse é um país muito mais burocrático e complicado do que eu imaginava. Mas, olhando pelo lado bom, tem um monte de apps na Itália que, de modo geral, estão aí para facilitar a nossa vida mesmo. Como a maior parte deles eu descobri sozinha, resolvi contar nesse post quais são os 10 apps que mais uso na Itália hoje! E, se você tiver mais algum, pode contar nos comentários lá no fim! 😉

Para andar de trem: Trenit

Eu já falei desse app no post com o meu manual para viajar de trem na Itália! Ele une os horários e itinerários da Trenitalia e da Italo, que são as empresas de trem que operam no país todo. Então, em vez de você abrir um site e outro e ficar comparando na unha os horários, durações e preços, fica tudo junto!

Além disso, depois que você escolhe a passagem, ele redireciona para a página de pagamento da companhia, o que também facilita bastante a vida.

O único problema é que, até onde sei, ele não puxa as promoções. Então, quando tenho tempo pra planejar uma viagem (isto é, quando não tô comprando para ir agora numa cidade aqui do lado!), costumo entrar no sites mesmo para ver se tem alguma promoção rolando.

Para andar de ônibus: Busitalia

A proposta é a mesma do Trenit, mas esse é um app para ônibus. Afinal, tem cidade que não tem estação de trem, ou que demora muito mais de trem que de ônibus!

Portanto, ele permite calcular rotas no detalhe, colocando o endereço exato de onde você está e para onde vai, ver horários e até comprar bilhetes. No entanto, nunca consegui comprar; toda vez que precisei pegar um ônibus, não vendia online (às vezes acontece com trem também!).

Ah: esse é o Busitalia Veneto, ou seja, mostra as linhas que operam aqui na região onde eu moro. Imagino que tenha apps similares nas outras regiões.

Para pedir comida: Deliveroo e Glovo

Foto por Ross Sneddon/Unsplash
Foto por Ross Sneddon/Unsplash

Tem outros aqui, como o My Menu, Uber Eats, JustEat… Mas acabamos usando só esses dois porque… Bom, acho que é porque foram os primeiros que baixamos e sempre encontramos boas opções neles, então estamos satisfeitos.

O Deliveroo é um app de entregas de comida para restaurantes cadastrados nele, do mesmo jeito que o iFood faz no Brasil. Já o Glovo é tipo um Rappi e, além de comida, também quebra outros galhos. Mas só usamos para comida mesmo.

Não pedimos muuuito por aplicativos porque pedir comida em euro é PUXADO. A taxa de entrega de, sei lá, 4 euros, deixa mais pesado ainda. E ainda tem toda a questão da condição de trabalho dos entregadores… Então, normalmente, compramos  numa pizzaria perto de casa e buscamos mesmo.

Para pagar conta: Enel Energia

A Enel é nossa fornecedora de luz e gás e o app é bem bonitinho e funcional. Tão bonitinho e funcional que mantenho instalado no meu celular. Assim, consigo comparar facilmente o consumo em cada fatura, baixar o boleto… Sinceramente, é só isso mesmo.

Mas, além desse controle, o aplicativo ainda dá uns descontos semanais em outras coisas que podem vir a ser úteis, então sempre dou uma olhada. Até agora, o que usei foi o de imprimir fotos: paguei só o frete para imprimir 150 fotos.

Não tenho nem onde por tudo isso de foto.

Para fazer compras: Everli

supermercado italia

Eu odeio, odeio, ODEIO fazer compra. É uma das coisas que eu mais detesto no dia a dia. Então, ter um aplicativo em que eu basicamente faço uma lista de compras e alguém vai fazê-la por mim e depois deixa tudo na porta da minha casa é maravilhoso! Esse é o Everli, que antes chamava era Supermercato24.

Leia também: FAQ: como são os supermercados na Itália

Além da comodidade, outra vantagem é que,  como não tenho carro, não consigo ir em mercados mais distantes. Mas o Everli permite que eu compre deles mesmo assim! Tem também algumas promoções exclusivas. E, para terminar melhor ainda, aceita meu VA do Brasil (que é basicamente um cartão pré-pago, mas virtual e que só pode ser usado em supermercado).

Para cuidar do dinheiro: N26 e Transferwise

Mais um que já falei aqui, quando contei da melhor forma de trazer seu dinheiro para a Europa. Eu uso esses dois para TUDO que envolve dinheiro aqui!

Com a Transferwise, mando meu salário do Brasil para cá (já contei que, desde o lockdown, tô trabalhando só remotamente para o Brasil, né?). E, no N26, recebo esse dinheiro e faço todas as operações, de transferir o aluguel a pagar boleto e até deixar uma grana separada para emergências.

A Transferwise tem o melhor câmbio e taxas mais baixas para transferências internacionais. Além disso, se eu faço quando é manhã de um dia útil no Brasil, o dinheiro cai praticamente na mesma hora aqui. E, com o N26, eu não pago absolutamente nenhuma taxa e posso fazer saques em toda a Europa (se tem alguma taxa, não é do N26, mas sim do próprio caixa eletrônico).

Para burocracias italianas: PosteID e Ufficio Postale

Ah, as burocracias italianas…

Tudo começa com o SPID, que é tipo uma identidade digital para serviços do governo italiano. Tem várias formas de conseguir essa identidade, inclusive na hora e em casa se seu celular tiver NFC para escanear sua carta d’identità. Como não era meu caso, fui na Posta fazer isso. Mas, antes, fiz meu cadastro no tal do PosteID, que é o app que autentica essa identidade.

Se parece confuso de ler, você nem imagina o rolo que foi descobrir isso tudo sozinha.

Mas, enfim, tendo o PosteID configurado, posso utilizá-lo para outras coisas burocráticas aqui, como o app IO. Na teoria, ele reúne os serviços públicos do país em um só lugar. Na prática, usei para o Bonus Vacanze e não sei quando vou usar de novo. O que é uma pena, porque ele me parece um app muito funcional!

Mas não é dele que quero falar aqui, e sim do app do Ufficio Postale, que também quebra um BAITA galho em burocracias do dia a dia, especialmente as burocracias no Correio. Isso porque, antes da pandemia, a Posta era um lugar entediante, onde você ia resolver algo que demoraria 3 minutos e ficava pelo menos uma hora esperando para, na sua vez, descobrir que tinha algo errado e não daria para resolver nada.

Depois da pandemia, para evitar aglomerações, você pode usar esse app e fazer uma reserva no dia e horário que escolher. Então, não precisa ficar esperando uma hora de pé do lado de fora (afinal, pademia) para saber que a coisa que você precisa fazer lá não vai dar certo de primeira; você marca um horário para isso!

Você tem outra dica de apps pra usar na Itália? Me conta nos comentários que quero conhecer!

10 apps que eu uso muito morando na Itália

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
  • Sobre
WhatsApp Image 2020-09-10 at 00.57.43

Giovana Penatti

Oi 🙂 Meu nome é Giovana, sou jornalista e criei o Beijo e Ciao para falar sobre viagens: dicas de passeios, lugares incríveis, experiências transformadoras e as dores e alegrias de morar fora! Originalmente, sou de Piracicaba-SP. Hoje, moro na Itália. Para saber mais sobre o blog e entrar em contato, clique aqui!

  • Comentários