Imigração x Brexit: como morar na Inglaterra com cidadania italiana

Quer morar na Inglaterra com cidadania italiana mas tá em dúvida com o que vai acontecer com o Brexit?

No dia 31 de janeiro de 2020, o Reino Unido começou oficialmente a sair da União Europeia. Agora, esses países entram num período de transição que, a princípio, dura até o fim do ano. Ou seja, em 2021, Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales não serão mais parte da União Europeia. 

Sei que muita gente que vai atrás da cidadania italiana faz isso com o objetivo de ir para o Reino Unido. Então, conversei com Stéphanie Poliseni, advogada especialista em cidadania que atua na Itália, para entender como fica essa situação com o Brexit!

Leia também: Pre-settled status: o que é e passo a passo para fazer o seu

Morar na Inglaterra com cidadania italiana

Em primeiro lugar, vale lembrar que, tendo a cidadania italiana reconhecida, você é um cidadão italiano como qualquer outro. Portanto, as regras da imigração entre países da União Europeia valem para você!

O mesmo vale para quem tem a dupla cidadania de outro país europeu, como a Espanha ou Portugal. Também vale para quem fez a naturalização, que é caso de quem é casado com cidadão italiano e optou por esse processo.

Mulher de chapéu segurando o passaporte italiano, cidadania italiana
Tendo a cidadania italiana, você é um cidadão europeu e pronto!

Brexit x dupla cidadania e cidadania italiana

Como falei no começo do post, no dia 31 de janeiro começou o período de transição do Brexit. Até o dia 31 de dezembro, o acordo entre o Reino Unido e a União Europeia para circulação de pessoas, bens e serviços será negociado. No entanto, há quem diga que o prazo final pode ser postergado, visto que essas negociações não são simples.

A advogada Stéphanie explica que, até o fim deste ano, os europeus de outras nacionalidades que já moram no Reino Unido poderão se inscrever para EU Settlement Scheme. “Aqueles que residem há mais de 5 anos poderão solicitar o Settled Status, ou seja, a residência permanente. Também será possível solicitar a cidadania britânica. Já quem viverem há menos de 5 anos, nem que seja um dia antes de 31 de dezembro de 2020, deverão primeiro requerer o Pre-Settled Status”. Esse status é uma residência transitória. Ele permite a pessoa trabalhe, utilize os serviços nacionais de saúde e de ensino e entre e saia do Reino Unido por até 5 anos.

Por curiosidade: cerca de 3,5 milhões de europeus que não são do Reino Unido moram lá. E, dentre eles, 700 mil são italianos.

Como morar na Inglaterra com cidadania italiana depois do Brexit?

Ainda não está claro como serão as coisas a partir de 1 de janeiro de 2021, já que o Reino Unido ainda não definiu as regras para imigração. O que se fala é na criação de um sistema de pontos de acordo com as habilidades do interessado. “A ideia é permitir o fluxo imigratório para o Reino Unido de estrangeiros talentosos, que possam agregar ao país”, esclarece Stéphanie.

Também haverão mudanças para cidadãos europeus que vão ao Reino Unido a passeio. Hoje, é possível entrar apresentando apenas a carta de identidade (para quem tem a cidadania italiana, a carta d’identità). Depois de 31 de dezembro, será necessário mostrar o passaporte europeu com validade mínima de 6 meses.

Leia também: Imigração de Londres: a história de como e por que quase fui barrada!

Brexit: até quando mudar para a Inglaterra com dupla cidadania

Em resumo: quem tem cidadania italiana ou europeia e quer morar na Inglaterra tem até o dia do Brexit, ou seja, até o dia 31 de dezembro deste ano, para fazer a imigração com as vantagens da União Europeia. Isso vale, claro, para qualquer país do Reino Unido!

Além disso, não importa a data do reconhecimento da cidadania. Se, por exemplo, for reconhecida no dia 29 de dezembro e a pessoa imigrar até o dia 31, pode fazer a solicitação de residência temporária. “A data limite para fazer os pedidos de Pre-Settled Satus e Settled Status será, a princípio, 30 de junho de 2021, ou 31 de dezembro de 2020, se o Reino Unido sair da UE sem acordo”, comenta Stéphanie.

No entanto, o que complica nesse cenário é a questão logística. Então, se você pretende reconhecer a cidadania italiana para morar na Inglaterra antes do Brexit, recomendo que se apresse 😉

Vista de Londres, com o parlamento, o Big Ben e a ponte de Westminster ao lado
Foto por Eva Dang/Unsplash

Video: o que muda no Reino Unido com o Brexit

Esse vídeo explica de forma simples o que é o Brexit e o que vai acontecer neste ano com o Reino Unido:

Também fiz um vídeo sobre o assunto desse post:

Video: Brexit e cidadania italiana

Contatos da Stéphanie Poliseni

***

Giovana Penatti

Giovana Penatti

Giovana mal pode esperar pela terça-feira à tarde na qual estará tomando um drink numa praia no Mar Mediterrâneo rindo muito de tudo isso. Enquanto isso, escreve sobre viagem e morar no exterior por aqui!